Cruzeiro do Sul incentiva hábito semanal contra a dengue

SAÚDE

Cruzeiro do Sul incentiva hábito semanal contra a dengue

Iniciativa de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti é inspirada em modelo de sucesso na Ásia

Por

Atualizado terça-feira,
10 de Abril de 2022 às 09:02

Cruzeiro do Sul incentiva hábito semanal contra a dengue
Foto: Divulgação
Cruzeiro do Sul
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Separar apenas 10 minutos por semana para a limpeza de locais que podem ser foco do mosquito da dengue tem o potencial de diminuir os casos da doença. Essa é a premissa da campanha “10 Minutos Contra o Aedes” da prefeitura de Cruzeiro do Sul.

A Secretaria da Saúde e Saneamento da cidade utiliza a estratégia adotada em Cingapura, que foi capaz de interromper o pico de epidemia de dengue no país. A intenção, como o nome da campanha sugere, é que os moradores reservem um tempo em suas rotinas para a limpeza e verificação de locais que possam hospedar o Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue e outras doenças. O objetivo da pasta é tornar a medida um hábito entre os cruzeirenses.

Para complementar essa estratégia a vigilância ambiental, com a vigilância epidemiológica, realiza quinzenalmente vistorias em pontos estratégicos no perímetro urbano. Entre os pontos estão:

  • ferros velhos;
  • borracharias;
  • cemitérios;
  • parques;
  • hospital;
  • floriculturas.

Estes pontos estão localizados nos bairros Centro, Cascata, Vila Zwirtes e Vila Rosa. O objetivo é o controle vetorial, reduzindo a proliferação do Aedes.

A equipe ainda realiza a Pesquisa Vetorial Especial (PVE), quando há suspeita ou confirmação em casos de dengue. Nestas ocasiões são realizadas vistorias em um raio de 150 metros da casa ou do local de trabalho do paciente, tendo como finalidade eliminar todo e qualquer tipo de criadouro de larvas.

Em boletim desta segunda (4), a Secretaria da Saúde de Cruzeiro do Sul confirmou 17 casos positivos de dengue. Destes, 10 são importados e 7 autóctones. Além disso, há outros 8 casos suspeitos aguardando resultado.

Acompanhe
nossas
redes sociais