O desejo de aprender

Opinião

Rogério Wink

Rogério Wink

O desejo de aprender

Por

Atualizado sábado,
02 de Abril de 2022 às 11:29

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Quando iniciei a caminhada, a primeira coisa que os mais experientes sempre destacaram era a busca do conhecimento, uma ferramenta necessária para ocupar um espaço no mundo. O que significa um espaço no mundo? Viver com dignidade e capacidade de obter a sua liberdade de decidir. Quem consegue decidir e adquire a capacidade de construir o seu caminho, para mim, é uma pessoa realizada.

Pelas influências das minhas origens, a educação, especialmente a formal, sempre esteve presente nas conversas familiares. Estudar em escola comunitária no interior me deu aprendizados que utilizo sempre na minha vida. Aprendi desde a infância o básico da matemática, português, história, geografia e ciências, junto com práticas profissionais, esportivas e valores que estabeleceram uma estrutura de formação.

No livro “Imigração Alemã e Política”, de Carlos Eduardo Piassini (2017, p.40), ele destaca a relação prosperidade econômica com a educação, a partir do modelo “alemão e seus descendentes”, fazendo referências ao escritor Lúcio Kreutz (1994, p.153), os estudos que tratam da imigração alemã no RS são praticamente unânimes em apontar alguns aspectos para os quais essa etnia deu atenção especial. Trata-se da escola comunitária.

O que ficou? O desejo constante e natural de aprender. Este hábito, pela minha experiência precisa ser adquirido desde “pequeno”. Pode ser desenvolvido em fases adultas sim, mas ele flui melhor se vem desde as primeiras fases da vida.

Para vencer no mundo atual, um dos segredos de aproveitar as oportunidades pessoais e profissionais é possuir um genuíno desejo de aprender. A aprendizagem passa pela escola formal e vai sendo ampliada por outros caminhos também.

Se você tem o seu trabalho, tenha e demonstre o desejo de aprender. Normalmente as organizações valorizam esta atitude dos seus profissionais e oferecem mecanismos para que isto se viabilize através de investimentos, no mínimo compartilhados. Se o ambiente ou a condição não for possível, existem tantas maneiras de buscar a evolução, inclusive digital, com poucos investimentos, desenvolvendo um caminho por iniciativa própria.
Procure saber tudo sobre os produtos e serviços de sua empresa e os relacionados a ela. Demonstre interesse e vá buscar a informação e conhecimento necessário para o aperfeiçoamento técnico.

Se você é empreendedor ou profissional liberal, a linha é a mesma. Tenha e demonstre o desejo de aprender. Sua equipe e seus clientes vão perceber a sua evolução e o mercado precifica positivamente e intensifica a fidelidade negocial.

Para quem se dedica ou deseja evoluir no empreendedorismo, podemos citar três fatores importantes para buscar: o conhecimento, se adquire na escola; a competência, naquilo que você é bom e o que sabe fazer para solucionar um problema e as pessoas vão se lembrar de você por esta aptidão, se adquire no trabalho através da experiência; a capacidade de relacionamento se constrói desde a escola formando uma rede de contatos.

Busque o máximo de informações sobre produtos, tecnologia, mercado e movimentos da concorrência. Pesquise, entenda e implante o que for necessário. Bem simples para quem tem disciplina. Nos ensina o professor Marins: “o importante, para vencer os desafios do mundo moderno, é não se acomodar!”

E qual o método para o desejo de aprender?

No primeiro programa multiplataforma “O meu negócio” do Grupo A Hhora, esteve presente seu Elvidio Eckert, que dispensa apresentações. Perguntei para ele, qual era o segredo de tanta vitalidade e competência empreendedora. Seu Elvidio foi direto ao ponto: “faço o que gosto e sou curioso para aprender”. No programa mais recente com o Dr. Wilson Dewes, sobre o mesmo tema, ele afirmou: “feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. Estão aí duas boas indicações: o exercício constante da curiosidade e o ato de ensinar.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais