Exposição revela etapas da obra e  arrecada verba à conclusão do Cristo

Encantado

Exposição revela etapas da obra e arrecada verba à conclusão do Cristo

Telas de seis artistas da região serão vendidas em evento. O valor arrecadado será destinado para a finalização do monumento

Por

Exposição revela etapas da obra e  arrecada verba à conclusão do Cristo
Isoldi está entre os artistas que participaram do projeto

Em telas de mais de um metro, artistas do Vale retratam diferentes etapas da construção do Cristo Protetor de Encantado, para uma exposição inédita na próxima semana. Com o objetivo de arrecadar verba para pagar a finalização da estátua, prevista para abril, os quadros serão vendidos em evento no dia 6, às 19h, no hall de entrada da prefeitura.

De acordo com a Associação Amigos de Cristo de Encantado (AACE), a parceria com seis artistas foi feita em outubro do ano passado, com a ideia de compor a 1ª Exposição de Telas do Cristo Protetor – Construção, com 12 quadros sobre a obra. Para o evento, serão convidadas pessoas interessadas por arte, para comprar ou analisar as peças.

O valor arrecadado será para finalizar detalhes do monumento, como os dedos dos pés, o coração e o elevador. A segunda etapa da obra também será com recursos comunitários, e a pavimentação, com recursos estaduais. A inauguração está prevista para o fim deste ano.

Artistas

A iniciativa foi de Gelson Almir Marmitt e alguns artistas de Lajeado, Teutônia e Encantado, com a ideia de criar um projeto de arte único e exclusivo. Mais tarde, outros artistas foram chamados, e as obras só serão divulgadas no dia do evento.

No grupo, está a moradora de Arroio do Meio Isoldi Roloff. “Queremos com nossas pinturas, nossa arte, poder alavancar o trabalho do turismo, mostrando o belíssimo monumento Cristo Protetor de Encantado e fazer nossa arte romper barreiras”, destaca a artista. Isoldi fez duas obras sobre a construção, mas apenas uma será vendida para a comunidade.

“Dos processos em construção do monumento, retratei a obra com toda a estrutura de andaimes necessária para o trabalho do escultor cearense Markos Moura e sua equipe”, conta Isoldi. Naquele momento, a obra estava inacabada, mas já possuía cabeça, braços e mãos.

Na exposição, também há obras dos artistas Elisandro Pedroso, Gelson A. Marmitt, Lidronel de Borba, Luiza Sartori, e Marcos Gomes.

As telas

Isoldi conta que antes de iniciar qualquer produção de arte, a pesquisa local é importante. Depois, as fotografias serviram como base para a criação da artista. “Nesta produção, usei a técnica com tintas a óleo sobre tela de algodão no formato de painel no tamanho estipulado, que é de 1m x 1,5m x 4 cm. Além de lápis 6B ou hastes de carvão vegetal”, conta.

A primeira tela feita por Isoldi levou cerca de 2 meses e meio para ser concluída, e retrata um bonito entardecer. Já a segunda obra, feita fora do projeto, levou menos de uma semana, e mostra o nascer do dia.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais