Anvisa aprova uso emergencial de antiviral contra a Covid

Coronavírus

Anvisa aprova uso emergencial de antiviral contra a Covid

Paxlovid, da Pfizer, é indicado para adultos que tenham testado positivo para a doença e tenham alto risco de progressão para casos graves

Por

Atualizado quarta-feira,
30 de Março de 2022 às 19:51

Anvisa aprova uso emergencial de antiviral contra a Covid
Imagem da fbricação de comprimido da Pfizer contra a Covid-19 em Freiburg, na Alemanha (Foto: Divulgação / Pfizer / AFP)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira (30) a autorização temporária para uso emergencial do antiviral Paxlovid, da Pfizer. Segundo estudos, a droga reduz em 89% o risco de hospitalização ou morte em adultos vulneráveis.

A agência recebeu o pedido de uso do antiviral ainda no dia 15 de fevereiro. Porém, somente hoje a utilização foi liberada, durante reunião da Diretoria Colegiada do órgão.   

O medicamento é indicado para adultos que tenham testado positivo para a Covid-19, que não requerem oxigênio suplementar e apresentem alto risco de progressão para casos graves, o que inclui hospitalização ou morte.

O Paxlovid, na prática, consiste em dois medicamentos antivirais em conjunto: o nirmatrelvir e o ritonavir. O nirmatrelvir é um novo remédio desenvolvido pela Pfizer-BioNTech, enquanto o ritonavir é uma droga que já era usada no tratamento do HIV/AIDS. Os dois atuam em conjunto bloqueando uma enzima que o vírus precisa para se replicar no corpo.

É importante frisar que o medicamento não substitui a vacina  contra a Covid. De qualquer forma, a droga já foi aprovada por diversos órgãos de saúde internacionais como a FDA, agência reguladora de medicamentos dos EUA, e as agências regulatórias do Reino Unido e da União Europeia.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais