Voluntários iniciam preparativos para a Via Sacra em Forqueta

ARROIO DO MEIO

Voluntários iniciam preparativos para a Via Sacra em Forqueta

Espetáculo da Paixão de Cristo é um dos mais tradicionais da região. Cerca de 5 mil pessoas são aguardadas no Cenário da Lagoa

Por

Voluntários iniciam preparativos para a Via Sacra em Forqueta
O agricultor Paulo Grassi participa de todas as edições. Espetáculo envolve mais de cem atores voluntários da comunidade de Forqueta (Foto: Gabriel Santos)
Arroio do Meio
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Em sua 25ª edição, a Via Sacra de Forqueta traz novidades no cenário e no roteiro. O espetáculo ocorre no Cenário da Lagoa, localizado aos fundos da Igreja Matriz São Vendelino, no distrito de Forqueta.

A programação ocorre na noite de sexta-feira, 15 de abril, às 19h, com apresentações artísticas. Não haverá cobrança de ingresso, entretanto o público é convidado a fazer alguma doação espontânea para o pagamento de despesas com iluminação, sonorização e montagem do cenário.

Faz mais de duas décadas que o coordenador do Departamento Municipal de Cultura, Paulo Roberto Haas, dirige a Paixão de Cristo. Segundo ele, há um desafio de inovar a narrativa religiosa sem fugir da história conhecida nos livros sagrados. “Nessa edição, queremos surpreender os espectadores, envolver o público com atrações musicais”, antecipa.

A peça terá duas horas de duração. O início é às 20h. A expectativa para esse ano é de um público superior a 4 mil pessoas. A última edição do evento ocorreu em abril de 2019. No ano seguinte, os ensaios foram paralisados em função da pandemia. “De acordo com o diretor, há uma expectativa muito grande em torno da retomada do evento, após um período de carências e restrições no setor cultural”.

A peça conta com a participação de cerca de 100 atores voluntários da própria comunidade. De acordo com Haas, a Paixão de Cristo é um dos maiores eventos culturais do município, por atrair um grande público. A organização pede que o público traga cadeiras para melhor acomodação no espaço.

Participação da comunidade

O agricultor Paulo Grassi, 54, participou de todas as 25 edições. Para ele, a retomada do evento representa muito para a comunidade. “É um espetáculo que começou pequeno e hoje é um dos maiores da região”.

As primeiras encenações eram realizadas em um potreiro nos fundos de casa. Nos anos seguintes passaram para o campo do Esporte Clube Forquetense com um público de 500 pessoas. Uma das edições foi realizada no Camping do Irineu.

Desde 2012, as edições são realizadas Cenário da Lagoa. A área com mais de 1 mil metros quadrados foi concedida para as encenações na Páscoa. Desde lá, organizadores realizaram melhorias para atrair o pulico e tornar o espaço mais semelhante com a antiga Roma na época de Cristo.

Grassi afirma estar feliz em participar de todas as edições. Segundo ele, houve uma evolução constante no espetáculo, desde a infraestrutura até o público. Os ensaios, iniciaram dois meses antes da apresentação, sempre aos domingos a noite. “Ver a nossa evolução e notar que o público acredita no nosso trabalho é muito gratificante”, destaca.

Acompanhe
nossas
redes sociais