Servidores do Banco Central aprovam greve a partir de sexta

ECONOMIA

Servidores do Banco Central aprovam greve a partir de sexta

Paralisação começa no dia 1º. Serviços como o Pix podem ser afetados

Por

Servidores do Banco Central aprovam greve a partir de sexta
(Foto: Divulgação/Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
Brasil

Os servidores do Banco Central (BC) aprovaram uma greve geral. A medida foi decidida em reunião virtual nesta segunda (28), com a participação de 1,3 mil funcionários. Segundo o sindicato da categoria, mais de 90% votaram pela paralisação por tempo indeterminado.

Os trabalhadores pedem reajuste salarial de 19,9%. Até o momento, as negociações com a direção do BC não avançaram para estabelecer um acordo sobre o tema.

A categoria já realizou uma série de protestos com paralisações pontuais. Esses movimentos geraram atrasos na divulgação de indicadores econômicos nas duas últimas semanas.

A autarquia divulgou, nesta terça (29), uma nota sobre o eventual impacto da greve nos serviços do Banco Central. Segundo a instituição, há planos de contingência para manter o funcionamento dos sistemas críticos para a população, os mercados e as operações das instituições reguladas.

O maior exemplo recente destes serviços críticos é o Pix, que é operado pelo BC e cada vez mais utilizado para transações bancárias por todo o país.

No documento, o banco disse ainda que “reconhece o direito dos servidores de promoverem manifestações organizadas e confia na histórica dedicação, qualidade e responsabilidade dos servidores e de seu compromisso com a Instituição e com a sociedade”.

Acompanhe
nossas
redes sociais