Evento destaca vocação do Vale nas exportações

Economia

Evento destaca vocação do Vale nas exportações

Matriz produtiva diversificada atrai empresários e estudantes para a Arena da Exportação. Atividade em nível estadual debate estratégias para conquistar mercados em outros países

Por

Atualizado terça-feira,
29 de Março de 2022 às 11:12

Evento destaca vocação do Vale nas exportações
Diversidade nas exportações do Vale do Taquari atrai evento estadual. Setor dos alimentos desponta entre os itens ao mercado global

Compartilhar experiências de exportação é o propósito de evento estadual no Teatro Univates, em Lajeado. A programação amanhã, a partir das 19h30min, aborda os desafios do empresário na busca por espaço no mercado global. O evento é o primeiro em formato híbrido e fora de Porto Alegre.

A edição especial da Arena da Exportação conta com apresentação dos exemplos de sucesso das empresas Fante Bebidas e Mega Embalagens. A mediação é do representante da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Gabriel Isaacsson e do vice-presidente e diretor executivo da Fundação Univates, Valmor Kappler.

O evento gratuito conta com programação para estudantes, empresários e comunidade em geral. Conforme os organizadores, a expectativa é reunir pelo menos 300 participantes de diferentes regiões do estado. A 5ª edição também integra as comemorações dos 50 anos do Prêmio Exportação RS, uma iniciativa da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB).

Conforme o vice-presidente da ADVB, Edmilson Milan, a escolha por Lajeado para sediar o fórum considera o fato da região se destacar em nível estadual e por conta da parceria com a Univates, que oferece o evento como atividade inaugural dos cursos de gestão.

Milan cita que o processo de descentralização da Arena de Exportação pelo ambiente acadêmico é desafiador e instigante. “É neste universo que circula boa parte das mentes que gerenciarão, num futuro próximo, as grandes empresas gaúchas. E é exatamente essa efervescência de ideias que queremos para o RS.”

No ano passado, a contribuição das empresas regionais no desenvolvimento socioeconômico do RS foi reconhecida em prêmio estadual. Dentre as 63 marcas agraciadas, quatro do Vale do Taquari se destacaram pela performance e estratégias inovadoras voltadas ao mercado internacional. Na ocasião, foram premiadas: Docile, Languiru, Gota Limpa e Scala Logística.

Diversidade produtiva

O vice-presidente da Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates), Valmor Kappler, destaca a relevância do fórum na região ao considerar a expressão das vendas no mercado externo.
“Por um longo período, o Vale era reconhecido pela exportação de calçados. Ao fim da década de 90, dificuldades no setor estimularam a participação de novos segmentos”, comenta. Com isso, a região avançou nos mercados de alimentos, itens de higiene e limpeza, entre outros produtos.

Na avaliação de Kappler, a Arena da Exportação no Vale tem o diferencial da diversidade e por isso também atrai a atenção de outras regiões do RS. “Parece que aprendemos a lição e buscamos o equilíbrio produtivo com foco para as exportações.”

Palestrantes

Gustavo Gräf, gerente comercial da Mega Embalagens

Fundada em Salvador do Sul, na década de 90, a Mega tem foco voltado em embalagens flexíveis. Com presença em países da América Latina e nos Estados Unidos há quase duas décadas e busca expansão de novos negócios na Europa. Como diferencial, a marca utiliza processos sustentáveis para embalagens que possam agregar valor aos produtos de seus clientes, nos segmentos de alimentos e nutrição animal.

Isaias Fante, gerente de exportação da Fante Bebidas

Instalada em Flores da Cunha, a Fante produziu 54 milhões de garrafas de bebidas em 2020. São mais de 100 produtos de diferentes marcas, vendidas pelo Brasil e países da América Latina e Central e continente africano. Há 51 anos no mercado, a empresa de gestão familiar planeja a reestruturação para ampliar capacidade das quatro fábricas e atender regiões como a América do Norte.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais