A Acil, o Novo e as eleições

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

A Acil, o Novo e as eleições

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A presença do deputado federal Marcel Van Hatten (Novo) na posse da nova diretoria da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) ainda é pauta nos bastidores. Futuro postulante à reeleição, ele vai duelar diretamente contra candidatos do Vale do Taquari. E, para muitos, isso soou como uma incoerência por parte da entidade empresarial, já que em dezembro passado a mesma Acil promoveu o painel “Eleições 2022: Chegou a vez do Vale”, onde o mote principal era justamente fortalecer as candidaturas locais.

Para os críticos, não faz sentido abrir o microfone para concorrentes de fora às vésperas do período eleitoral. Seja lá quem for. No referido painel, em 2021, a nova presidente da Acil foi taxativa. “Precisamos ter um representante que não venha de outra região, que seja daqui e identificado com nossas pautas”, afirmou. Pois bem. Van Hatten não é daqui. Nunca foi e nunca será. E a presença dele, que sequer ficou para o convidativo jantar, foi um legítimo ato político e partidário. E todos que lá estavam, de uma forma ou de outra, perceberam.

É óbvio que isso não desabona a importância da centenária Acil na luta por representantes locais. Foi um ato falho. Mas, é fato que a presença dele, que aproveitou para citar o seu pré-candidato a deputado estadual, colocou a associação em uma sinuca de bico. Afinal, a cidade possui mais de um pré-candidato (a), de diferentes partidos e ideologias, e com tanta ou mais participação dentro da própria entidade. Ao fim do encontro, restou claro que a Acil deveria levar mais a sério o próprio discurso de isonomia e não ceder à vontade de um ou dois.


• A presença de Marcel Van Hatten (Novo) na posse da Acil também pode impactar as votações na Câmara de Vereadores de Lajeado, onde tramitam projetos de lei para repasses financeiros para a Expovale e à 20ª Convenção da CDL. E o presidente do Legislativo, que não foi chamado para falar durante o evento, já não está mais tão disposto a mitigar esses ruídos.
• Aliás, vereadores do PP andam bastante incomodados com a postura de alguns agentes da Acil. Não são todos, é claro. Ah, e quem se diverte com isso é a oposição.
• Ex-vereador e candidato a vice-prefeito de Lajeado em 2020, Paulo Tori deixou o MDB na semana passada. Ele será o presidente municipal do partido Avante, e pretende lançar candidatura a deputado federal. Ele também quer formalizar a criação do partido em cidades vizinhas. Entre essas, Arroio do Meio, Estrela e Cruzeiro do Sul.
• Douglas Sandri (Novo) e Márcia Scherer (MDB), dois pré-candidatos à assembleia, estavam presentes na posse da nova diretoria da Acil, em Lajeado. Gláucia Schumacher (PP), não. E a política é a arte de bem ocupar os espaços.
• Secretário de Segurança Pública de Porto Alegre, o coronel Mario Ikeda estará em Lajeado na manhã de hoje. O encontro visa uma troca de experiências e a possibilidade de parcerias entre os municípios. A reunião ocorre às 10h, na prefeitura.
• Sete militares do Vale do Taquari morreram vítimas de acidentes desde meados de 2019. E algo precisa ser feito para amenizar os riscos. No mínimo, precisamos encurtar a distância entre os lares e o quartel.
• Representantes do SindiÁgua participam da sessão plenária de hoje na Câmara de Lajeado. Em pauta, os aditivos e a provável privatização da Corsan.
• Entre encontros e desencontros, Gabriel Souza foi confirmado como o pré-candidato do MDB ao governo do RS. E ele já larga entre os favoritos.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais