Ucrânia deve aceitar status neutro em negociação com Rússia

INVASÃO RUSSA

Ucrânia deve aceitar status neutro em negociação com Rússia

Medida é uma das exigências de Moscou para o término do conflito entre os dois países

Por

Ucrânia deve aceitar status neutro em negociação com Rússia
Civis se refugiam em estações de metrô em Kiev (Foto: Say No To War)
Mundo

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que o país está pronto para aceitar pelo menos uma das exigências da Rússia para que o governo de Vladmir Putin cesse a invasão de seu território.

Segundo ele, a Ucrânia deve adotar o status de neutralidade. Ou seja: se comprometer a não se tornar membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), aliança militar encabeçada pelos Estados Unidos, nem da União Europeia, bloco econômico que já reúne a maior parte dos países a oeste de Moscou.

Em entrevistas no domingo (27), Zelensky admitiu que a opção deve ser ponto principal da próxima rodada de negociações entre os dois países, quer ocorre nesta terça (29), em Istambul, capital da Turquia.

É a primeira vez que a Turquia sedia conversas de paz entre Rússia e Turquia. O presidente turco e aliado de Putin, Tayyip Erdogan, é um dos atores internacionais que se oferece, desde o começo do conflito, em 24 de fevereiro, para reunir representantes dos dois países.

Até agora, Ucrânia e Rússia se sentaram para rodadas de negociações na Belarus, país vizinho a ambos. Houve a tentativa de abertura de corredores para retirada da população e chegada de ajuda humanitária.

Acompanhe
nossas
redes sociais