Presidente do TSE leva ao Plenário caso sobre manifestação política em festival de música

Eleições 2022

Presidente do TSE leva ao Plenário caso sobre manifestação política em festival de música

O ministro Edson Fachin tomou decisão nesta segunda-feira (28) e também deu a entender que discorda da decisão que censura artistas

Por

Presidente do TSE leva ao Plenário caso sobre manifestação política em festival de música
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Edson Fachin (Divulgação)

Nesta segunda-feira (28), o ministro Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decidiu levar para julgamento no Plenário a decisão do ministro Raul Araújo de impedir manifestações políticas no festival Lollapalooza. Fachin afirmou que pautará a avaliação do caso assim que Araújo liberar o processo para análise, ainda sem data para ocorrer.

O ministro Araújo classificou como propaganda eleitoral as declarações políticas da cantora Pabllo Vittar feitas no sábado (26) em favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e determinou multa de R$ 50 mil para a organização do evento caso houvesse outras manifestações da mesma natureza.

Já Fachin, em seu pronunciamento, deu a entender que discorda da decisão do colega.

— O tribunal, por sua maioria, fixa a interpretação majoritária que, na matéria, tem sido de rechaço pleno e firme de qualquer forma de censura — afirmou.

A decisão do ministro Araújo acatou um pedido do PL, partido do presidente Jair Bolsonaro. Porém, em outra oportunidade, o mesmo ministro avaliou de maneira diferente uma representação do PT contra outdoors de apoio a Bolsonaro espalhados pela região Centro-Oeste.

A legislação eleitoral não permite o uso de outdoors — nem mesmo durante a campanha — desde 2006. E, desde 2015, o entendimento sobre propaganda eleitoral foi alterado, ficando caracterizada a propaganda antecipada quando há pedido explícito de voto em algum candidato.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais