Superávit do agro cresce 78% em um ano

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

Superávit do agro cresce 78% em um ano

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O agronegócio brasileiro continua sustentando o crescimento do PIB nacional. Dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostram o desempenho do setor em fevereiro, mês cujo saldo na balança comercial do agronegócio chegou a US$ 9,3 bilhões – alta de 78% na comparação com o mesmo mês do ano passado. As exportações do setor fecharam fevereiro em US$ 10,5 bilhões, aumento de 64,5%.

Os resultados acumulados em doze meses se mostraram ainda mais expressivos. O valor das exportações do agronegócio teve alta de 27,1% na comparação com o mesmo período do ano anterior. A principal contribuição para o desempenho vem das vendas de soja, cuja venda em grãos cresceu 137% em fevereiro, e carne bovina, com alta de 42%.

O desempenho positivo é reflexo do recorde de safra e aumento dos estoques de soja no período 2020/2021. Para a safra 2022/2023, a estimativa é de queda de produção, conforme projeções do IBGE e da Conab, diante da forte estiagem desse verão.


Sicoob São Miguel chega a 100 mil associados

Cooperativa de crédito com forte atuação no Vale do Taquari, o Sicoob São Miguel alcançou a marca de 100 mil associados em fevereiro, crescimento de 10% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Entre os motivos para o desempenho estão a expansão para o Rio Grande do Sul, com protagonismo para o Vale do Taquari. A agência de Lajeado foi a primeira da cooperativa em terras gaúchas. Hoje são 13, quatro delas na região – além de Lajeado, o Sicoob São Miguel também está em Anta Gorda, Encantado e Teutônia.

O crescimento do Sicoob São Miguel reflete a tendência de elevação no market share das cooperativas no mercado de crédito brasileiro. A projeção da cooperativa é chegar ao fim do ano com mais de 120 mil associados.


• Tecnologia logística – A Benoit concluiu no dia 20 de março a implantação do sistema WMS no Centro de Distribuição no município de Araranguá-SC. O processo de implantação teve participação de equipe do CD de Lajeado, onde o sistema opera com êxito. A utilização do WMS, visa aperfeiçoar a operação logística por meio da rastreabilidade total das mercadorias, mapeando todas as movimentações desde o recebimento até a expedição.

• Fraudes em alta – Relatório sobre fraudes documentais, elaborado pela Neoway e pela Combate à Fraude, mostram a enorme lacuna de vulnerabilidade. Conforme o relatório, divulgado pelo LinkedIn Notícias, o número de fraudes cresceu exponencialmente com a digitalização dos documentos e os frequentes vazamentos de dados no país. Sem precisar imprimir os documentos – o que exigiria papel especial – os fraudadores baixam e editam modelos disponíveis na internet. RG e CNH estão entre os mais visados, e o setor de bancos o principal alvo.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais