Governo lança tecnologia para venda de veículos por meio digital

Nova funcionalidade

Governo lança tecnologia para venda de veículos por meio digital

Ferramenta já está disponível em oito estados, entre eles o Rio Grande do Sul

Por

Atualizado sexta-feira,
25 de Março de 2022 às 07:38

Governo lança tecnologia para venda de veículos por meio digital
Crédito: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Brasil
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Foi lançado nessa quinta-feira (24) o Venda Digital, uma nova funcionalidade do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), que permite a assinatura online da Autorização para Transferência de Propriedade de Veículos (ATPV-e) pelo vendedor e comprador e a comunicação automática da venda.

A iniciativa foi desenvolvida em conjunto pelo Ministério da Infraestrutura e Ministério da Economia, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), em parceria com o Serpro, empresa de tecnologia da informação do governo federal. O aplicativo da Carteira Digital de Trânsito está disponível na App Store e Google Play e permite realizar a transação comercial sem necessidade de reconhecer firma ou assinar contrato em papel.

A Venda Digital já está funcionando no Acre, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte e em Roraima. A facilidade está disponível para proprietários e futuros proprietários de veículos com documentos emitidos a partir de 4 de janeiro de 2021, data em que o antigo Documento Único de Transferência (DUT) foi substituído pela versão digital, a ATPV-e.

Na transação, o comprador e vendedor fazem a comunicação da venda e assinam a autorização para a transferência de propriedade usando apenas o aplicativo. A transação é segura, exigindo o login com conta prata ou ouro na plataforma gov.br, que oferecem mais segurança ao usuário, e biometria facial para a assinatura digital.

Acompanhe
nossas
redes sociais