Arla qualifica produtores na aplicação de defensivos

Ambiente

Arla qualifica produtores na aplicação de defensivos

Cooperativa busca adequar associados às normas federais e do Estado sobre aquisição e pulverização de agrotóxicos

Por

Arla qualifica produtores na aplicação de defensivos
Parceria com o Senar proporciona treinamento aos associados da Arla. Atividade ocorreu na matriz, em Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Combater a desinformação e conscientizar sobre o uso correto de defensivos agrícolas são propósitos da Arla em treinamento aos produtores rurais. A iniciativa visa também contribuir no registro dos aplicadores, conforme definido em decreto do governo federal e normativas do Estado.

A capacitação oferecida pela Arla conta com o apoio técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A atividade neste primeiro momento foi promovida na matriz em Lajeado, com intenção de ampliar para demais unidades.

Para viabilizar o acesso à informação e preparo dos produtores, a cooperativa torna contínuo o treinamento. “Nossa missão é ajudar o produtor rural e contribuir com sua proteção nos aspectos sociais e de saúde”, reitera o presidente da Arla, Orlando Stein.

Além dos associados, os técnicos da cooperativa também participam do treinamento para ampliar o conhecimento e repassar dicas nas propriedades rurais. De acordo com o gerente geral, Breno Ely, é necessário evoluir e avançar para melhorar a produtividade, desde que, dentro dos limites da natureza.

Ely cita que o uso de tecnologia e produtos mais eficientes contribuíram para maior capacidade produtiva no campo. “Na década de 80 não se pensava que seria possível produzir 200 sacas de milho por hectare, hoje, isso é realidade.”

Neste contexto, reforça a necessidade do agricultor obter conhecimento para fazer sobrar mais com menor desperdício e uso adequado de químicos. Segundo ele, o desafio imposto pelo cenário internacional sobre fertilizantes e herbicidas, denotam a necessidade de alternativas ao sistema de produção.

Maior fiscalização

A qualificação dos produtores foi ministrada pelo engenheiro agrônomo e instrutor do Senar, Elcyr Gausmann. “Essa foi a quarta turma organizada pela Arla. Orientamos sobre o uso de equipamentos e aplicação de forma segura.”

O técnico do Senar lembra que no momento há maior fiscalização e controle em municípios com denúncias sobre danos no uso do herbicida 2,4D. “São 11 cidades no RS que têm restrições diante de perdas em cultivos próximos das lavouras de soja”, comenta.

A expectativa para os próximos anos é que a regra passe a valer em todo o estado. Outra normativa publicada no ano passado trata também do georreferenciamento das áreas com aplicação. “A Secretaria de Agricultura do RS vai intensificar a fiscalização. Tanto as coordenadas quanto a certificação dos cursos de aplicação serão exigidos no momento da compra dos defensivos agrícolas”, alerta.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais