Plano de Saneamento mapeia  uso de água no interior

Estrela

Plano de Saneamento mapeia uso de água no interior

Questionário respondido por presidentes das sociedades de água servirá de base de dados para estratégias aos próximos 20 anos

Por

Plano de Saneamento mapeia  uso de água no interior
Encontrou reuniu representantes de 29 sociedades de água
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O Departamento Municipal de Meio Ambiente convocou representantes das 29 sociedades de águas que compõem o sistema de abastecimento rural para uma reunião nessa terça-feira, 22. O objetivo do encontro foi concluir o levantamento sobre o uso de recursos hídricos no interior. O estudo faz parte da atualização do Plano de Saneamento Básico, que traça investimentos aos próximos 20 anos.

A pesquisa foi feita por uma empresa contratada pelo governo de Estrela. “Isso precisa estar mapeado no Plano Municipal de Saneamento Básico”, explica Simone Schneider, diretora técnica da Lógica Gestão Ambiental Inteligente, terceirizada responsável por atualizar o Plano Municipal de Saneamento Básico.

No encontro, todos os presidentes e líderes das sociedades receberam um formulário para ser preenchido com as informações básicas de consumo. Por meio deste levantamento, será feito o diagnóstico de cada rede de abastecimento e os projetos em médio e longo prazo.

O vice-prefeito de Estrela e secretário interino de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis), João Carlos Schäfer, reforçou a importância do planejamento. “O município pode perder a chance de alcançar recursos por não estar com estas informações em dia”, alerta. O último levantamento sobre o saneamento, em Estrela, foi feito em 2012.

ENTREVISTA | Tanara Schmidt, diretora do Meio Ambiente de Estrela – “Queremos demonstrar a importância do saneamento básico”

Plano de Saneamento será construído junto à comunidade com foco no abastecimento de água. Principal desafio do governo é ampliar a rede de esgoto no município.

A Hora – Como está a elaboração do projeto?
Tanara Schmidt – A atualização do plano municipal de saneamento básico iniciou em 10 de fevereiro. Na reunião, no Dia Mundial da Água, tivemos a participação de todos os presidentes de associações de água. Nós trouxemos a importância do abastecimento de água no interior. Também entregamos formulários para todos os participantes e também solicitamos que tragam as principais deficiências que se encontram na área rural.

A nossa equipe já está trabalhando na parte do diagnóstico, onde estamos realizando toda a vistoria técnica, em cada ponto de abastecimento de água, em cada reservatório, em cada rede. Nós estamos trabalhando junto com a comunidade para a construção de um plano aplicável e na busca de recursos junto ao governo federal.

Quais são os próximos passos?
O plano tem 180 dias para ser concluído, a partir do dia 10 de fevereiro. É um trabalho detalhado e minucioso, tanto na área rural, quanto na urbana. Após isso serão realizadas audiências públicas para envolver a comunidade e também o plano de mobilização social. Serão dispostas urnas, tanto na prefeitura, quanto na Sedis, onde a população vai poder dar sugestões por escrito.

Outras reuniões estão previstas para causar a sensibilização da comunidade. Queremos demonstrar a importância do saneamento básico aqui em Estrela. Hoje, o foco é o abastecimento de água, mas temos uma deficiência quanto ao esgotamento. O governo atual quer trazer o saneamento e esgotamento adequado para o município.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais