“Cozinhava para minhas amigas  porque não queria lavar a louça”

ABRE ASPAS

“Cozinhava para minhas amigas porque não queria lavar a louça”

Vanessa Birck, 31, mora em Lajeado há nove anos. Formada em gastronomia, passou a empreender durante a pandemia com a venda de pizzas. Hoje, também oferece serviço de rodízios em eventos. Natural de Estrela, comercializa em torno de mil pizzas por mês e comemora a possibilidade de conciliar uma atividade que gosta de desempenhar com a fonte de renda

Por

Atualizado quinta-feira,
24 de Março de 2022 às 14:37

“Cozinhava para minhas amigas  porque não queria lavar a louça”

Onde surgiu o interesse em estudar gastronomia?
Me formei na Unisc em 2014 e sempre atuei com cozinha. Trabalhei durante a graduação em uma franquia por quatro anos e quando me formei, não tinha a experiência prática. Fui chef de cozinha em alguns estabelecimentos de Lajeado e em Santa Catarina. Lembro que quando eu era adolescente eu cozinhava para minhas amigas porque não queria lavar a louça.

O que mais te agrada na profissão e qual a principal dificuldade?
O reconhecimento é uma coisa que me deixa contente. As pessoas indicando meu trabalho, quer dizer que o produto está melhorando a vida delas. A dificuldade enquanto empreendedor são várias, pois tem que dar conta de todas as tarefas. Desde a produção, entregas até o marketing. Mas é o que faz a gente crescer, olhar para o resultado e ver que está dando certo.

Como foi a decisão de empreender?
Teve a questão da pandemia e eu não sabia muito o que fazer. Eu era um pouco reticente pelas vivências que tinha tido, mas tive essa ideia. Me organizei em um mês e vendi os produtos para meus amigos e as pessoas foram gostando e passaram a falar umas para as outras. Comecei com 30, 40 pizzas por semana. Hoje vendo entre 200 e 250 unidades por semana. A pandemia me ajudou pois abriu uma porta, por que as pessoas ficaram mais em casa e meu produto é consumido basicamente em casa.

De que forma funciona a rotina de quem trabalha na gastronomia?
Eu participo de eventos com rodízio de pizzas, é meu carro chefe. É bastante desgastante mas consigo cuidar de tudo. Sou eu que posto fotos nas redes sociais, faço as compras dos ingredientes e organizo meus horários. Tenho autonomia para fazer coisas que se trabalhasse para outra pessoa não poderia. Demorei 10 anos para começar a empreender e essa independência é a parte gostosa.

E o que sente enquanto está no trabalho?
É de boa, é bastante gratificante trabalhar com o que se gosta , saber que a profissão escolhida por mim representa o meu sustento. Me sinto muito feliz e sempre busco evoluir e crescer dentro do ramo que atuo. A relação com os cliente é a melhor possível, eles me procuram, geralmente pelas redes sociais ou WhatsApp. A resposta dos clientes é ótima, minha principal propaganda é a indicação e o famoso “boca a boca”.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais