Mais três municípios  flexibilizam uso da máscara

Coronavírus

Mais três municípios flexibilizam uso da máscara

Amvat emitiu parecer que assegura aos gestores adotarem medidas mais permissivas. Decisão depende de análise técnica dos comitês municipais

Por

Mais três municípios  flexibilizam uso da máscara
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A redução dos contágios e amparo jurídico encorajam na flexibilização sobre o uso de máscaras. Mais três cidades da região emitiram decretos que tornam opcional o acessório. Os prefeitos de Encantado, Estrela e Santa Clara do Sul assinaram os documentos ontem.

A decisão leva em conta os pareceres técnicos e deliberação dos comitês municipais. Esse é um dos critérios para adotarem medidas mais permissivas em comparação ao aplicado pelo Estado. A orientação é reforçada pela Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat).

Em parecer encaminhado aos prefeitos, a entidade reitera a necessidade de análise criteriosa dos dados epidemiológicos, percentual de vacinados e avaliação da tendência de contágio. “Embora signifique um grande avanço, que garante segurança para os gestores, é necessário atentar ao requisito do governo gaúcho”, observa o assessor jurídico da Amvat, Juliano Heisler.

Diante das orientações, as cidades adotam diferentes critérios sobre a desobrigação da máscara. Em Estrela, o uso do acessório é opcional tanto em ambientes ao ar livre quanto em locais fechados. A exceção fica por conta dos estabelecimentos de trabalho na área da saúde.

O documento do governo de Estrela destaca que, desde 9 de fevereiro, há redução consistente nos contágios, além da imunização com a segunda dose contemplar 98,2% da população adulta. Mesmo assim, os técnicos ressaltam que a máscara segue recomendada em áreas abertas para pessoas com comorbidades ou sintomas gripais.

Lar de idosos

O Centro de Operações Emergenciais (COE) de Encantado manteve a obrigatoriedade da máscara em instituições de saúde e lares de permanência para idosos. Nos demais ambientes também é facultativo o uso do acessório. A área técnica definiu as flexibilizações ao observar o baixo número de hospitalizados e que 81,72% da população adulta está vacinada com a segunda dose contra a covid.

Em Santa Clara do Sul, por não apresentar casos ativos da doença e, avaliada a taxa de transmissão da covid no Vale, o município definiu alterar os protocolos sobre uso da máscara. A partir de agora, permanece obrigatório em unidades de saúde públicas e privadas, hospitais e outras atividades de saúde em ambientes fechados.

No Vale

Lajeado foi a primeira cidade a flexibilizar o uso de máscaras. O decreto publicado pelo governo na quarta-feira, 16, mantém a obrigatoriedade em locais de atendimento em saúde, lares de idosos e transporte público.

Na avaliação do setor jurídico da Amvat, demais municípios vão emitir seus decretos a partir do momento que ocorrem as reuniões dos comitês técnicos locais. Com o amparo do documento do Estado, elimina potenciais problemas aos gestores.

Novos decretos

– Estrela desobriga a máscara em locais abertos e fechados, com exceção dos estabelecimentos na área da saúde;
– Encantado torna facultativo o uso da máscara. A norma não se aplica às unidades na área da saúde e instituições de longa permanência de idosos;
– Santa Clara do Sul flexibiliza o uso da máscara. Permanece obrigatório em instituições de saúde.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais