O melhor do Brasil em apenas três anos

Opinião

Fernando Weiss

Fernando Weiss

Diretor de Mercado e Estratégia do Grupo A Hora

Coluna aborda política e cotidiano sob um olhar crítico e abrangente

O melhor do Brasil em apenas três anos

Por

Lançado em 2019, o Pro_Move elevou Lajeado a um patamar que grandes metrópoles não atingem em décadas.

Não é toda hora que ganhamos um prêmio nacional. Não é toda hora que uma política pública regional ganha um prêmio nacional. A euforia com a primeira colocação do Pro_Move Lajeado no concurso da Confederação Nacional da Indústria (CNI) não é a toa.

O grande mérito da conquista é do prefeito Marcelo Caumo. O projeto é obra de muitas mãos, mas não fosse o prefeito acreditar e apostar (tempo e recursos) neste projeto, não estaríamos atraindo os olhares do país para o nosso Pro_Move. Parabéns, Marcelo Caumo, pela visão de futuro e pela ousadia em fazer um governo com propósito.

O Pro_Move é a política pública mais assertiva na história recente de Lajeado e de toda região. Aliás, abrindo um parêntese: prefeitos de cidades vizinhas devem se aproximar do Pro_Move, se valer da expertise já criada e levar braços do programa para os seus municípios.

Sim, ainda tem muita coisa para acontecer e consolidar. Sim, deve ter lajeadense que ainda não saberia descrever o programa num eventual questionamento. Sim, ele precisa avançar sobre toda a sociedade e se tornar um mecanismo que melhora e qualifica a vida dos cidadãos. Sim, isso está a caminho e há um tempo para essa maturação. Afinal, o Pro_Move tem apenas três anos.

Superar capitais (Natal-RN) e cidades brasileiras muito mais desenvolvidas (Macaé-RJ) não é para qualquer projeto paraquedista. Mostra que o programa local tem consistência, embasamento e solidez.

O título de melhor ecossistema de inovação em desenvolvimento no Brasil dá ao Pro_Move a vitrine para atrair investidores mundo afora. Serve de encorajamento e estímulo para seguir em frente, sem jamais perder de vista as demandas emergentes e diárias do cidadão lajeadense. Aliás, estas também passarão a ser superadas e atendidas por meio das iniciativas, ações e inovações embarcadas no Pro_Move.

Ter um projeto desenvolvimentista e de vanguarda é imperioso nos tempos modernos. Quando alicerçado por várias hélices (Univates, empresários, poder público e sociedade), tende a erguer uma cidade para um outro patamar. E que patamar: 1º lugar em ecossistema de inovação no Brasil. Parabéns, Lajeado.


Já chega

O Rio Grande do Sul discute sobre o uso das máscaras como se não tivéssemos coisa mais urgente e necessária para debater. Vamos virar a chave e seguir em frente. Essa discussão (bota máscara, tira máscara) já deu o que tinha para dar. Usa quem quer e pronto. E quem não quer não usa. Simples assim.


A vida de volta

A inexplicável guerra entre Rússia e Ucrânia e a inflação galopante nos perseguem e agoniam. Ainda assim, temos motivos para sorrir. Vamos para nossos municípios. Roca Sales realiza feira com exposição comercial e industrial neste fim de semana. Santa Clara do sul abre programação alusiva aos 30 anos, com várias festividades na próxima semana.

Colinas abre na quinta-feira que vem mais uma ColinasFest, com vasta programação. E por aí vamos, retomando o que o coronavírus nos surrupiou em março de 2020.


Prazer, o plano!

Caderno especial da edição deste fim de semana do A Hora dá luz sobre um debate que tem dominado reuniões Vale afora. Por meio de um apurado trabalho jornalístico, o repórter Filipe Faleiro detalha o Plano de Concessões apresentado pelo Estado, aponta as obras contempladas e mostra as principais deficiências do projeto.

A publicação especial leva aos leitores do Vale informações úteis e embasadas para que possam tirar suas próprias conclusões a respeito deste debate acalorado das últimas semanas.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais