Pro_Move conquista prêmio nacional e coloca Lajeado no mapa da inovação

Infraestrutura

Pro_Move conquista prêmio nacional e coloca Lajeado no mapa da inovação

Movimento foi o vencedor do Prêmio Nacional de Inovação entre os ecossistemas em desenvolvimento do país. Líderes veem portas abertas para município avançar e ações se propagarem pela região

Por

Pro_Move conquista prêmio nacional e coloca Lajeado no mapa da inovação
Caumo, Lazzari e Simone integraram comitiva local que recebeu prêmio em SP
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Em 18 dias, o Pro_Move Lajeado completará três anos de fundação. O movimento de inovação, estruturado a partir da união de esforços entre poder público, universidade, iniciativa privada e sociedade civil, agora ganha projeção nacional. O reconhecimento a este trabalho conjunto veio com a conquista do Prêmio Nacional de Inovação, entregue na noite de terça-feira (8).

Ainda que faça parte dos chamados ecossistemas em desenvolvimento, o Pro_Move muda de patamar dentro do mapa de inovação no país com a conquista. Em termos práticos, o prêmio nacional abre portas também para Lajeado, que ganha maior visibilidade.

O articulador do movimento, Albano Mayer, entende que o município entra numa posição privilegiada, nunca ocupada por outra cidade do RS. “As organizações multinacionais e as grandes corporações que querem vir ao Brasil vão procurar ecossistemas maduros, como o nosso. Não quer dizer que teremos grandes investimentos, mas estamos aos olhos de todos. E isso também beneficia as organizações locais. Este é o grande avanço”, afirma.

Outro fator relevante é também o avanço das ações de inovação pelo Vale. Para Mayer, nada impede que municípios como Teutônia e Estrela também estruturem seus movimentos. “Os nossos vizinhos precisam acordar para isso. Mas tem que ter uma identificação, e se adaptar à realidade. O modelo que utilizamos aqui, feito pela Fundação Certi, passou por aprimoramento. Está mais a cara de Lajeado e do Vale”.

Próximos passos

Em relação às questões práticas, o Pro_Move tem, dentro do seu cronograma, a finalização e apresentação de relatório referente às oportunidades no eixo varejo. O trabalho de mapeamento foi iniciado ano passado, por um grupo de 20 empresários do setor. A Agência de Inovação e Desenvolvimento Local (Agil), que também começou a operar em 2021, teve papel importante.

“Vamos atualizar os diagnósticos e o do varejo será entregue nos próximos dias. Mapearam necessidades de pessoas, recursos, tecnologias, processos e inovações. Ele vira um relatório que, possivelmente, resulta em um plano”. O documento deve ser entregue até o começo de abril, estima Mayer.

Atuação colaborativa

O prefeito Marcelo Caumo integrou a comitiva lajeadense que esteve em São Paulo para acompanhar a entrega do Prêmio Nacional de Inovação. Para ele, o reconhecimento nacional beneficia não só Lajeado, mas o Vale do Taquari como um todo.

“Isso nos traz uma sinergia e a importância de buscar objetivos comuns. Não precisa ser todos. É escolher alguns e fazer com que as forças vivas caminhem para o mesmo horizonte e alcancem resultados que podem não ser visíveis num primeiro momento. Podemos, sim, de forma colaborativa, buscar a solução dos nossos problemas”, ressalta.

Comitiva em SP e torcida na Acil

A comitiva lajeadense que acompanhou a entrega do prêmio em São Paulo foi composta pelo prefeito Marcelo Caumo, o presidente da Fuvates, Ney Lazzari, e a professora e secretária adjunta de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Simone Stülp.

A pouco mais de 1,2 mil quilômetros, cerca de 60 pessoas se reuniam na sede da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) para acompanhar a cerimônia, que teve transmissão online. Houve muita comemoração no anúncio oficial. “Foi um dia muito especial para a comunidade”, define Albano Mayer.

O Prêmio

– O Pro_Move Lajeado venceu o Prêmio Nacional de Inovação, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Sebrae, na categoria “ecossistemas em desenvolvimento”;
– O movimento concorreu com mais de 15 iniciativas e passou por diversas etapas até chegar entre os três finalistas. Os adversários eram dos municípios de Macaé (RJ) e Natal (RN);
– Em sua sétima edição, o Prêmio Nacional de Inovação é considerado o maior do país voltado ao incentivo e reconhecimento dos esforços de instituições que atuam em prol da inovação do país.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais