“Organizar um evento é muito mais complexo do que a maioria das pessoas imagina”

ABRE ASPAS

“Organizar um evento é muito mais complexo do que a maioria das pessoas imagina”

Natural de Encantado, Rafael Fachini, 31, é decorador e organizador de eventos. O apreço pela profissão surgiu quando ele tinha apenas 16 anos. As bodas de prata dos pais, em 2007, foi o pontapé inicial. Em 2022, ele completa 15 anos de carreira

“Organizar um evento é muito mais complexo do que a maioria das pessoas imagina”

A partir de que momento você descobriu a paixão pela promoção e decoração de eventos?
Meus pais eram muito envolvidos nos eventos da comunidade, então sempre estive ligado a festas indiretamente. E no colégio tinha aptidão às artes. Há 15 anos a decoração e organização de eventos era um mercado menor e o faça você mesmo era muito comum. Por isso, na comemoração dos 25 anos de casamento dos meus pais resolvemos nós mesmos fazer. Em 2008 iniciei minha faculdade de Arquitetura e Urbanismo e, junto a isto, fizemos alguns pequenos eventos. Com o aumento da demanda, em 2010, nasce a Rafael Fachini Decorações.

Quais os tipos de evento que você atua?
Nossos principais eventos são casamentos, formaturas, aniversários, bodas e celebrações corporativas.

Qual o passo a passo para proporcionar um momento único aos clientes?
Organizar um evento é muito mais complexo do que a maioria das pessoas imagina, mas com antecedência e contratando bons fornecedores nada dá errado. Sentir a essência do que está sendo celebrado é o principal para que o momento se torne único. Desta forma podemos apresentar propostas de lugares, decoração, paleta de cores e até mesmo fornecedores específicos para que a celebração ocorra como o esperado.

Qual o lugar mais longe que você atuou e quantos eventos já realizados?
Os lugares mais longe que atuamos foram Londres, em maio de 2019 e Trancoso, em fevereiro de 2020. Já promovemos e decoramos mais de 500 eventos.

Qual o maior desafio e a maior satisfação de trabalhar nesta área?
O maior desafio é lidar com o nervosismo das pessoas, tanto clientes quanto fornecedores. Normalmente são datas muito importantes para todos, então os nervos ficam à flor da pele. Mas ver o sorriso no rosto do cliente e os suspiros dos convidados deixa tudo mais leve.

Você é referência em decoração. Qual é o sentimento ao olhar para trás e ver o caminho que trilhou, mesmo sendo tão jovem?
Acredito que o segredo de toda e qualquer profissão é fazer o que se ama. Comecei bem pequeno e galguei um degrau de cada vez, nunca precisei pisar em ninguém. Sempre tive ajuda da minha família. Tenho orgulho de tudo o que fiz, desde o evento mais simples e pequeno. No início fazia eventos sem ter lucro algum, queria era fazer, ganhar experiência, ter um portfólio. Sempre busquei inspiração em decoradores conceituados e que já estavam no mercado há mais tempo. Eventos de bom gosto nem sempre são os mais caros, mas os mais bem pensados.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais