Pro_Move 2022: três anos!

Opinião

Albano Mayer

Albano Mayer

Administrador de Empresas, Empresário, Consultor e Assessor de Gestão

Entusiasta do tema liderança

Pro_Move 2022: três anos!

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Neste mês de março, dia 28, o Pro_Move Lajeado completará 3 anos. Seguidamente sou questionado sobre as entregas e novidades do movimento e resolvi escrever um pouco aqui na minha coluna para que a nossa comunidade possa acompanhar as evoluções.

É importante lembrar que o movimento é construído por voluntários e tem como objetivo: “Transformar Lajeado em uma cidade inovadora, ampliando a qualidade de vida e o conhecimento dos seus cidadãos”.

Em 2019, tivemos o diagnóstico da Fundação Certi, que entregou uma proposta de plano de atividades e priorização dos quatro eixos de inovação para Lajeado. Isso resultou em três grupos técnicos de trabalho: Alimentos, TIC+TA* e Saúde, que se reúnem mensalmente e propõem ações para o Ecossistema de Inovação.

Grupo de Alimentos é composto por 18 voluntários. Em 2020 e 2021, esteve focado nas inovações relacionadas às pequenas empresas, buscou atender as adequações relacionadas à pandemia e inovações relacionadas a boas práticas. Teve uma participação especial no CRIE Smart Cities, evento promovido pela Univates, onde reuniu alguns cases de sucesso da nossa região. Para 2022, está engajado no Meeting Empresarial, evento que ocorrerá dentro na 4ª Jornada de Alimentos, que é realizado pela ACIL e coordenado pelo Grupo Técnico em Alimentos.

Grupo TIC+TA é composto por 25 voluntários, em 2020 e 2021, trabalhou em parceria com ACIL, CDL, Sindilojas, CMTI, em um projeto de “Market Place” para a cidade de Lajeado. Buscou atender a necessidade das vendas online, restrições que cresceram no momento da pandemia. Também foi um dos articuladores do “Trilhas da Inovação”, formação desenvolvida pela prefeitura de Lajeado em parceria com o SENAI, que foi aplicada no turno inverso dos estudantes do 9º ano nas escolas do município. Para 2022, está articulando, em parceria com as escolas, a melhor formação de profissionais nas diversas áreas da tecnologia, considerando as “hard e soft skills”.

Grupo Saúde é composto por 19 voluntários. Em 2020 e 2021, por motivos que todos conhecemos, passou grande parte do seu tempo focado nas atividades da pandemia. Envolve-se com a aplicação e uso de máscaras, uma cartilha modelo de distanciamento social, e o “Testa Lajeado”, projeto organizado pela prefeitura e Univates, que testou durante a pandemia as regiões da cidade com maior incidência de contaminação, entre outras pesquisas aplicadas ao à covid-19. Para 2022, vem estudando a perspectiva da longevidade para, com um olhar de inovação, prepararmos a cidade de Lajeado para o envelhecimento saudável da sua população.

Outra grande realização foi a formalização da Agência de Desenvolvimento e Inovação Local (AGIL), oportunidade identificada no diagnóstico para auxiliar na gestão do Pro_Move e que contou com grupo de trabalho específico para formatar a agência e suas responsabilidades no Pro_Move Lajeado e Vale do Taquari.

Durante o ano de 2021, tivemos a instalação do Labilá, projeto foi liderado pela prefeitura de Lajeado, com a participação de outros atores do Pro_Move. Tem objetivo de promover a inovação pública e social, viabilizando um ambiente que possibilite a promoção da inovação, a troca de experiências, a cocriação e testagem de novas ideias que impactem em melhorias para o cidadão.

A gestão do Pro_Move Lajeado também ativou mais uma área de inovação, a área do Varejo. Grupo formado por 22 voluntários que, durante o último trimestre de 2021, desenvolveu o mapeamento de prioridades de inovação do varejo de Lajeado, documento que ainda será entregue para a comunidade em evento específico.

No dia 21 de outubro de 2021, foi formada a “Mesa do Pro_Move Lajeado”. Com a participação de mais de 30 entidades locais, se estabeleceu o ambiente onde podem ser sugeridos novos projetos para o movimento, além de acompanhar e avaliar os projetos existentes.

A nossa grande conquista de três anos do Pro_Move Lajeado foi termos sido selecionados entre os três finalistas no Prêmio Nacional de Inovação promovido pelo Confederação Nacional da Indústria (CNI). Na noite do dia 8 de março próximo, o nosso prefeito Marcelo Caumo, o professor Ney Lazzari e a secretária-adjunta de Inovação do RS, Simone Stulp, estarão nos representando no evento de premiação em São Paulo, recebendo este relevante reconhecimento.

Um agradecimento especial ao Cristiano Zanin, diretor da AGIL que escreveu este texto comigo.

*TIC+TA : Tecnologia de Informação e Comunicação e Tecnologia de Automação


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais