Como se combate uma doença?

Opinião

Hugo Schünemann

Hugo Schünemann

Médico oncologista e diretor técnico do Centro Regional de Oncologia (Cron)

Como se combate uma doença?

Por

No mês de fevereiro, mais precisamente 4 de fevereiro é o dia de Internacional de Combate ao Câncer. Esta data foi escolhida pela União Internacional para controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo é aumentar a conscientização e influenciar autoridades a se mobilizarem contra a doença.

A doença se combate com ciência. A ciência nos permite compreender como a doença funciona, como desenvolve-se e quais os fatores que contribuem para seu surgimento. A ciência nos traz a informação que permite desenvolver drogas ou outras estratégias para tratamento da doença, nos permite aperfeiçoar técnicas e equipamentos de diagnóstico, a desenvolver melhores abordagens cirúrgicas para o problema e, por fim, desenvolver remédios mais eficazes e menos tóxicos.

Mas o mais importante e sempre mais simples são as informações sobre prevenção da doença. Sob todos os aspectos, no caso do câncer, prevenir é melhor que remediar. Sai mais barato, é menos tóxico, menos mutilante, menos impactante.

Uma pessoa que descobre ser portadora de uma doença maligna vai ser submetida a um procedimento cirúrgico. Esta cirurgia pode ser maior ou menor, mais ou menos mutilante. Após, vai ser discutido o uso de radioterapia e quimioterapia. Vai conforme a situação, mas estarão presentes em alguma medida. Exames complexos serão realizados. Tudo isso tem alto custo. Mas pior que isto, o impacto na vida dos pacientes e de sua família. O paciente pode se ver obrigado a deixar de trabalhar e ver a sua renda reduzir. Enfim, surgem momentos difíceis.

Na medida em que podemos conversar sobre a doença, mostrar quais os fatores que podem desenvolvê-la, podemos difundir informações que podem nos fazer tomar cuidado com nossos hábitos, evitar situações que favorecem a doença.

Então a ciência nos traz um conjunto de informações a respeito do câncer. A ideia de uma data, um mês para abordar estes dados e difundir entre a comunidade, entre o governos, para que estratégias públicas possam ajudar no controle e na diminuição de casos de câncer.

Há várias campanhas para exames regulares que favorecem o diagnóstico precoce. Significa menos tratamento e mais chance de cura. Falamos de mamografia, exames para a próstata. Falamos de endoscopia e colonoscopia, que podem identificar várias doenças.

Vamos além. As campanhas para diagnóstico precoce são uma estratégia de combate à doença.
Precisamos falar em prevenção. Prevenção é feita de bons hábitos. De higiene, de alimentação, do cuidado com a comida, de atividade física. De evitar hábitos ruins, evitar fumo e bebida alcoólica, expor-se ao sol em horários de pouco risco.

Enfim, existe uma gama de pequenas coisas que podemos fazer e, que hoje sabemos, podem evitar o câncer. E outras coisas que podemos fazer para obter o diagnóstico precoce.

A divulgação, a discussão, o esclarecimento de dúvidas, tudo contribui para que possamos ter bons hábitos e evitar o câncer.

Afinal, a vida é o que importa.

Viva plenamente.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais