Em uma semana, casos de dengue triplicam na região

Saúde

Em uma semana, casos de dengue triplicam na região

Arroio do Meio salta para oito casos confirmados, mas nenhum com gravidade. Em Lajeado, são seis e governo prepara mutirão para a manhã do próximo domingo

Por

Atualizado terça-feira,
10 de Março de 2022 às 09:09

Em uma semana, casos de dengue triplicam na região
Foto: Mateus Souza
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Em uma semana, os casos de dengue no Vale do Taquari triplicaram. Segundo a atualização mais recente da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, são 15 pessoas infectadas pela doença na região. A maior parte se concentra nos municípios de Arroio do Meio, com oito, e Lajeado, que tem seis positivos. O outro caso é de um morador de Santa Clara do Sul.

Já o total de casos suspeitos notificados na região chega a 118. Há situações em investigação nos municípios de Estrela e Poço das Antas. Conforme o coordenador regional de Saúde, Edgar Cerbaro, a 16ª CRS tem feito uma série de ações para conter a propagação da doença. Entre elas, estão as orientações aos municípios e reunião com as equipes de vigilância ambiental e sanitária.

“Temos reuniões de capacitação com as vigilâncias e supervisão dos trabalhos in loco nos municípios. Recentemente tivemos duas capacitações teórico-práticas, com a utilização da máquina costal ultra baixo volume. Este equipamento é utilizado para aplicação de um inseticida que combate o vetor”, explica.

Para Cerbaro, as capacitações são importantes no sentido de buscar alternativas para conter o avanço da doença. Na semana passada, técnicos da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e do Centro Estadual de Vigilância Sanitária (Cevs) prestaram orientações na sede da 16ª CRS, em Lajeado. “Temos várias cidades infestadas pelo mosquito, então devemos tomar uma atitude, sim”.

“Situação nova”

Em Arroio do Meio, além dos oito casos positivos, há 20 suspeitos, segundo o secretário de Saúde, Gustavo Kasper. A maior parte dos casos estão concentrados no bairro Navegantes. Todas as contaminações ocorreram dentro da cidade, ou seja, são considerados autóctones.

“Ano passado tivemos apenas três casos suspeitos, que logo foram descartados. Agora temos uma situação nova e bem preocupante. Felizmente, nenhum dos casos confirmados necessitam de internação hospitalar”, pontua.

Segundo Kasper, o governo atua de forma intensa para evitar uma propagação maior da doença. No feriadão de Carnaval, os trabalhos de capina e dedetização foram intensificados. “Trabalhamos inclusive à noite, na aplicação de produto nos locais com maior incidência. E, claro, vamos aumentar a divulgação, com carro som”.

O secretário lembra, contudo, que é necessário o engajamento da comunidade, o que nem sempre acontece. “A única forma de brigarmos contra o vírus é com a coletividade. Todos tem que pegar junto para eliminarmos os focos já existentes e evitar o surgimento de novos. Mas 80% destes estão em espaços privados, e essa é a nossa maior dificuldade”.

Lajeado prepara mutirão

Em Lajeado, o número de casos dobrou em uma semana. São seis confirmados com a doença. Além disso, há 122 suspeitos. Diante da alta, o governo municipal promove, no próximo domingo, 6, o primeiro mutirão Lajeado Contra a Dengue. O ponto de encontro das equipes participantes será o bairro Bom Pastor, junto ao prédio da escola de educação infantil em construção.

As atividades iniciam às 8h. Conforme o secretário de Saúde, Cláudio Klein, a intenção é chamar a atenção da população por meio de mutirões. A ideia é, além de orientar a comunidade, eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, notificar terrenos e construções abandonadas.

“Não podemos ter criadouros na cidade. Só assim vamos vencer esta nova batalha. E como os mosquitos estão nas casas das pessoas e é lá que se procriam, não adianta apenas o município agir. Nosso papel é alertar, e a comunidade precisa fazer sua parte”, salienta.

Os casos confirmados em Lajeado estão nos bairros Bom Pastor, Olarias, Conventos e Moinhos D’Água. Dos 27 bairros, 17 contam com casos suspeitos. A maior parte está nos bairros Florestal, Bom Pastor, Conventos, Olarias e São Cristóvão.

Oito meses sem casos

Bom Retiro do Sul, que concentrou a maior parte dos casos de dengue no Vale ano passado, segue sem contágios confirmados ou suspeitos em 2022. Em nota, o governo informa que “graças ao trabalho de monitoramento, prevenção e conscientização”, o município está há oito meses sem registrar casos. Outros municípios, como Estrela, Teutônia, Encantado e Taquari também seguem sem casos.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais