“O melhor investimento é em você mesmo”

ABRE ASPAS

“O melhor investimento é em você mesmo”

O administrador Jonatas Schwengber, 31, começou a pedalar faz quatro anos. Desde que entrou no esporte percebeu que teve uma melhor qualidade de vida. Hoje tem como objetivo percorrer grandes distâncias pelo estado e fora dele

Por

“O melhor investimento é em você mesmo”
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Como a bicicleta entrou na tua vida?
Foi na infância que tive o primeiro contato. Perto de onde morava havia uma pista em um terreno baldio com diversas rampas. Era lá que depositava minhas energias na parte da tarde. Depois de adulto conheci o cicloturismo por meio de amigos, os quais me incentivaram a participar de eventos de MTB que acontecem na nossa região.

O que o esporte representa pra ti?
Além de ser um dos meus principais hobbies, hoje vivo um estilo de vida com maior qualidade. A atividade esportiva gradualmente me promove bem-estar físico e mental, bem como é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento e de auto superação.

Em média quantos quilômetros você pedala por semana?
Costumo realizar pedais curtos dia de semana e longos nos finais de semana que tenho tempo livre. Atualmente estou realizando em média 60km por semana.

Quais os benefícios da atividade?
Além de prevenir a saúde, notei ajuda no controle de peso, melhora significativa no descanso e no aumento de força e resistência muscular.

Como era o Jonatas antes do ciclismo e como ele é hoje?
Sempre fui praticante de esportes. Mas o cicloturismo me proporcionou novos horizontes aos quais outros esportes não me propiciavam. Conheci diversas cidades, fiz muitas amizades e pude apreciar diversas belezas naturais que a nossa região oferece; como lagoas, trilhas, cascatas e monumentos.

Você pedala por diversas cidades do RS, como avalia a estrutura oferecida para os ciclistas?
Infelizmente a maioria do tráfego de bicicletas é realizada em ruas e rodovias que não foram especificamente projetadas para esse fim, uma vez que grande parte não tem ciclovias e/ou ciclofaixas. Contudo encontra-se muito acostamento em situações precárias, com muito buraco, vidro e metal. Apesar disso, há estradas mais estruturadas para o passeio como a RS-129 entre Estrela, Colinas e Imigrante.

A boa notícia é que essas e outras cidades da região serão beneficiadas pelo aporte do governo do Estado para projetos de ciclovias, pois o projeto de cicloturismo foi o mais votado na consulta popular deste ano. Acredito que isso irá incentivar ainda mais o ciclismo e melhorar consideravelmente o deslocamento com maior qualidade e segurança.

O que pode ser feito para estimular o uso da bicicleta?
Investimento em infraestrutura e ampliação de ciclovias e ciclofaixas, bicicletas compartilhadas e bicicletários. Um bom exemplo é o Bicivates na Univates, que é o compartilhamento de bicicletas. E principalmente continuar promovendo os eventos de cicloturismo pelas cidades da região.

Se tivesse que convencer uma pessoa a começar a praticar o esporte, o que argumentaria?
Que o melhor investimento é em você mesmo. O esporte além de proporcionar saúde nos beneficia com bem estar, aprendemos a superar nossos limites que resulta em autorrealização.

Tem algum desafio que pretende encarar no futuro?
O último desafio foi a realização de trajeto de 228km em um dia. O próximo desafio será percorrer o trajeto de 500km em até dois dias.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais