Com cinco casos confirmados, Vale aumenta mobilização contra a dengue

Saúde

Com cinco casos confirmados, Vale aumenta mobilização contra a dengue

Só Lajeado soma três pacientes contaminados pela doença. Ontem, técnicos do Centro Estadual de Vigilância Sanitária do RS estiveram na região para orientar agentes de três municípios

Por

Atualizado terça-feira,
10 de Fevereiro de 2022 às 09:10

Com cinco casos confirmados, Vale aumenta mobilização contra a dengue
Agentes da vigilância ambiental fizeram ontem a coleta de materiais em busca de larvas do mosquito, em Lajeado (Foto: Mateus Souza)

O Rio Grande do Sul volta a enfrentar um cenário de alerta em relação à dengue. São 135 casos confirmados pela última atualização do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs/RS). Destes, 118 ocorreram dentro dos territórios, ou seja, são “autóctones”.

Nos municípios de abrangência da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), são cinco casos confirmados. Lajeado concentra a maior quantidade: são três, de moradores dos bairros Bom Pastor, Conventos e Olarias. Nestes locais e nos bairros próximos, a Vigilância Ambiental intensificou as ações de combate ao Aedes aegypti.

Na comparação com o ano passado, o surgimento de casos na cidade ocorreu com dois meses de antecedência. Segundo a coordenadora da Vigilância Ambiental, Catiana Lanius, as contaminações por dengue em 2021 começaram em abril. “A tendência é que este ano supere o número de casos, por ter iniciado antes. E ainda temos um longo período de calor pela frente”, projeta.

Além dos três casos confirmados, Lajeado tem 27 pessoas que aguardam resultado de exame para confirmação da doença. Por isso, Catiana reforça que, além das vistorias, a Vigilância busca a mobilização da comunidade. “Sem a ajuda de todos, não vamos conseguir evitar novos casos. E é importante que a população receba os agentes de endemias em casa, pois ocorrem muitas recusas”.

Capacitação

Na manhã de ontem, agentes de Lajeado, Arroio do Meio e Cruzeiro do Sul participaram de capacitações na sede da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde. Integrantes da Cevs participaram do encontro. Segundo o coordenador adjunto, Ederson da Rocha, dois técnicos do órgão deram suporte e orientações ao grupo.

“Eles foram orientados para manusear a bomba costal motorizada, em caso de necessidade, para fazer a pulverização nas imediações das residências onde há casos confirmados”, explica. Além disso, Rocha ressalta que a coordenadoria pediu empenho dos gestores no processo de conscientização da população”.

“Nós vamos atender quem estiver doente, pois temos capacidade hospitalar. Mas isso pode virar uma epidemia, e aí sobrecarrega o sistema de saúde. Não queremos mais isso. Tem como evitarmos a proliferação das larvas se formos nas casas”.

Pelo Vale

Os demais casos estão em Santa Clara do Sul e Arroio do Meio, que confirmou nessa semana o primeiro caso de dengue no ano. Trata-se de uma mulher de 30 anos, moradora do bairro Navegantes. Ela já está recuperada, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Outros casos suspeitos aguardam análise do Laboratório Central do Estado (Lacen).

No fim de semana, conforme o secretário Gustavo Kasper, será feita aplicação de inseticidas nos prédios públicos, escolas e ruas centrais da cidade. O monitoramento ocorre em cerca de 30 pontos estratégicos, como cemitérios, borracharias, ferros velhos, floriculturas e postos de lavagem.

Em Cruzeiro do Sul, conforme a secretária de Saúde, Patrícia Haenssgen, não há casos confirmados ou suspeitos, mas o surgimento de focos acenderam o alerta. As larvas foram encontradas no Centro e nos bairros Passo de Estrela e Vila Rosa.
“Foi feito o Lira há duas semanas, quando os focos foram identificados. Agora, estamos monitorando”, explica.

Municípios infestados pelo aedes aegypti:

Anta Gorda, Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Canudos do Vale, Capitão, Colinas, Cruzeiro do Sul, Dois Lajeados, Doutor Ricardo, Encantado, Estrela, Fazenda Vilanova, Forquetinha, Ilópolis, Imigrante, Lajeado, Marques de Souza, Muçum, Nova Bréscia, Paverama, Progresso, Putinga, Relvado, Roca Sales, Santa Clara do Sul, Taquari, Teutônia, Travesseiro, Vespasiano Corrêa e Westfália.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais