Arroio do Meio confirma caso de dengue e intensifica prevenção

Saúde

Arroio do Meio confirma caso de dengue e intensifica prevenção

Ações de limpeza e desinfestação iniciaram nesse fim de semana. Primeiro caso foi confirmado no bairro Navegantes

Por

Atualizado terça-feira,
10 de Fevereiro de 2022 às 09:11

Arroio do Meio confirma caso de dengue e intensifica prevenção
Nova etapa de desinsetização será neste fim de semana em prédios públicos, escolas e ruas centrais
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou o primeiro caso de dengue. Trata-se de uma mulher na faixa dos 30 anos, do bairro Navegantes, que já está recuperada. Outros casos suspeitos aguardam análise do Laboratório Central do Estado (Lacen).

O aumento de casos no bairro mobilizou a secretaria e o departamento de Serviços Urbanos, que iniciaram nesse fim de semana mutirão para o combate ao mosquito Aedes Aegypti. Foram desinsetizados vários locais do bairro para evitar proliferação.

Neste final de semana, a aplicação de inseticidas será efetuada nos prédios públicos, escolas e ruas centrais da cidade. O mesmo ocorre nos demais bairros para evitar infestações.

Conforme o secretário da Saúde, Gustavo Kasper, a confirmação de casos e surtos no bairro Navegantes mobilizou a secretaria a intensificar as ações de combate ao mosquito. O trabalho é realizado pelas agentes comunitárias de saúde e agentes epidemiológicos.

O monitoramento das larvas ocorre em cerca de 30 pontos estratégicos, como cemitérios, borracharias, ferros velhos, floriculturas e postos de lavagem. Nestes locais são feitas vistorias e eliminação de qualquer ponto de acúmulo de água.

A orientação neste momento é para que os moradores evitem vasos com plantas aquáticas, removam folhas e galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas, mantenham reservatórios limpos e evite o acúmulo de pneus velhos.

Kasper reforça ainda que o auxílio da comunidade é fundamental. “É preciso criar a rotina de limpeza nos terrenos, manter o recolhimento do lixo. É fundamental que cada morador faça a sua parte para evitar o aumento de casos e pontos de proliferação”, destaca.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais