A esperança que vem do Haiti

Opinião

Caetano Pretto

Caetano Pretto

Jornalista

Colunista esportivo.

A esperança que vem do Haiti

Por

A melhor notícia do ano no esporte regional vem do município de Arroio do Meio e mostra que o esporte pode servir como uma ferramenta social. A participação da Associação Haitiana de Futebol no Campeonato Municipal, representando o Esperança, de Dona Rita, é histórica.

Coube que até o nome do time reforça o peso da participação: “Esperança”. Para participar, a equipe contou com o apoio de todos os adversários, que aceitaram algumas mudanças no regulamento para que os atletas haitianos pudessem participar.

Na semana passada, entrevistamos o presidente e o vice-presidente da associação no programa Preparo Geral. Era nítida a felicidade de Bachemy e Daniel, que inclusive falam muito bem o português.

Nas partidas de domingo, tanto no aspirante quanto no titular, contra o Sete de Setembro, foram duas derrotas. Mas o resultado era o de menos. Ver a integração dos atletas com os brasileiros foi muito bacana.

A educação é um ponto que também deve ser tocado. A maioria dos atletas do Haiti se comunicam muito bem em português. Alguns que estão há 8 anos no Brasil, outros que recém chegaram. Ou até aqueles ainda jovens, que tiveram a sua educação toda feita aqui. Até o árbitro elogiou os atletas pela postura em campo. Eu não sei se o Esperança conseguirá fazer uma boa campanha no Municipal de Arroio do Meio. Potencial eles possuem, mas ainda estão aprendendo os melindres do nosso futebol amador. O que sei é que o resultado pouco importa. O que eles estão fazendo, a nível regional, é um marco também a nível nacional.


Encontro de Colorados

O Consulado Colorado de Arroio do Meio organiza uma festa no dia 8 de abril. O encontro terá presença de ex-atletas e da banda Ataque Colorado, além de sorteio de brindes e o tradicional jantar. O ingresso custa R$ 45 para adultos e R$ 20 para crianças até 12 anos. Mais informações com Tânia, pelo (51) 98171-6892.


4ª temporada de “Drive to Survive”

A nova temporada de uma das melhores séries esportivas de todos os tempos chega no dia 11 de março. “Drive to Survive”, ou “Dirigir para Viver”, é responsável por alavancar a popularidade da Fórmula 1 nos últimos anos. A quarta temporada chega no dia 11 de março, na Netflix. Imperdível.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais