Calor escaldante: será que acabou?

Opinião

Elisabete Barreto Müller

Elisabete Barreto Müller

Professora universitária e delegada aposentada

Calor escaldante: será que acabou?

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Sem dúvidas, o assunto mais comentado nas últimas semanas por aqui foi a onda de calor que assolou o sul do país.

Não teve quem não reclamasse e quem não ficasse olhando para o céu, torcendo para que chovesse e começasse a refrescar… Foi, realmente, muito difícil de suportar. E não somente nós humanos que tivemos a sensação de estar vivendo num inferno. Vimos arroios secando, animais sofrendo/morrendo, plantações inteiras destruídas. Presenciamos incêndios em vários locais e a natureza agonizando junto conosco.

Nas feiras rurais, era uma tristeza conversar com os agricultores e sentir o martírio por que estavam passando, o medo de ficar totalmente sem água e perder o resto da produção.

Se você mora no Vale do Taquari e não sentiu todo esse calor, com certeza, estava viajando em lugares com temperaturas mais amenas. Ou quem sabe saiu da casa com ar-condicionado, entrou no carro com ar-condicionado, chegou na garagem do prédio e já foi para o elevador, entrando no local de trabalho com ar-condicionado. Daí, nem notou que estava quente e deve ter achado exagero desse povo e da mídia.

Enquanto escrevo este texto, chove e a temperatura baixou bastante. Estamos todos contentes. Todavia, é importante continuar falando desse calor e dos motivos dele ter acontecido. Caso contrário, o assunto vai sendo esquecido…

Se você não é do time dos negacionistas, deve ter visto que o aquecimento global existe e ele chegou neste ano batendo na nossa cara com muita força. Também deve ter percebido que o descaso com o meio ambiente, as queimadas e cortes de árvores na Amazônia estão refletindo aqui. E que não adianta reclamar com São Pedro porque são os seres humanos que estão acabando com o planeta.

E o nosso Vale como está nesse contexto? Vamos refletir juntos? Nossas cidades são mesmo inteligentes? Temos árvores nas áreas centrais ou apenas selvas de pedra, cada vez mais asfalto e concreto que não deixam infiltrar água para o solo? E nossa água? Protegemos nossos mananciais? E os morros como estão?Temos áreas de preservação, espaços verdes protegidos? Como é o transporte público no nosso município? Quanto tempo as pessoas esperaram nesse calor para pegar um ônibus? Por que usamos carro e não o transporte público ou bicicleta? Tem IPTU verde na nossa cidade? Cobramos como cidadãos os nossos direitos de um meio ambiente equilibrado ou silenciamos?

Por fim, já fez um teste de sua pegada ecológica? Você é parte do problema desse calorão ou busca soluções? O que vai fazer de efetivo na sua cidade, no seu país, para que o próximo verão não seja ainda mais escaldante?


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais