Janeiro Branco alerta sobre a importância da saúde da mente

Produzido por Estúdio A

Janeiro Branco alerta sobre a importância da saúde da mente

Apresentado por

janeiro branco

O Brasil ainda vive as dores da pandemia de covid-19. Contudo, patologias tão dolorosas quanto e ainda mais silenciosas afetam o país em grande medida. São doenças da mente, como a depressão e a ansiedade. Por isso, a Clínica Mente Aberta, em Lajeado, chama a atenção para o Janeiro Branco, campanha de conscientização sobre saúde da mente.

Segundo Liziane Moreira, psicoterapeuta especialista em saúde mental e nome à frente da Mente Aberta, a velocidade do mundo contemporâneo acaba por impor uma atenção maior ao sintoma, na expectativa de resolvê-lo logo. Enquanto isso, o mais importante deveria ser dar um passo atrás e olhar o todo.

“Nesse sentido nos referimos à integralidade, ao todo. Quando o paciente chega ao consultório, ele traz uma questão pessoal e dolorosa. E não é dor física, é mental, de alma. Aí entra nosso papel de atender o todo”, explica.

Hoje, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 11,5 milhões de pessoas sofrem com depressão no Brasil, enquanto outras 18,6 milhões de pessoas sofrem com ansiedade. Para piorar, a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio. E a cada 3 segundos alguém atenta contra a própria vida.

Para Liziane, é nisso que entra a importância da psicoterapia: ajudar as pessoas a entenderem o que sentem e como combater isso. Afinal, o cuidado com saúde mental requer um feedback constante e um tratamento continuado, já que no primeiro momento a dor é tão grande que tudo surge com grande volume.

“A pessoa chega no atendimento e ela não sabe porque sente aquelas coisas. A psicoterapia ajuda o paciente a entender esse processo, a enxergar o que o levou até ali”, explica.

Na esteira disso, a Mente Aberta oportuniza aos pacientes terapias alternativas, que são um momento de relaxamento e uma oportunidade de voltar a si.Entre as opções que se destacam desde a inauguração da clínica estão as Barras de Access, o Facelift Energético, Auriculoterapia e a Constelação Familiar.

Serviço:

Horários de atendimentos: Segunda a sexta-feira: 8h às 21h | Sábado: 9h às 17h

Endereço: Rua 15 de Novembro, 595 – Moinhos, Lajeado/RS 

Contatos: (55) 99174-6898 / (51) 98988-2525 

E-mail: contato@cpmenteaberta.com.br 

Instagram e Facebook: @cpmenteaberta

O que é Janeiro Branco

O Janeiro Branco é uma campanha ao estilo da Campanha Outubro Rosa e da Campanha Novembro Azul. O seu objetivo é chamar a atenção para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas.

Por que janeiro?

Porque, no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas. E, como em uma “uma tela em branco”, elas podem ser inspiradas a reescreverem as suas próprias histórias de vida.