Soluções canadenses

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Soluções canadenses

Por

A informação está nos principais sites de notícias do país. Quebec, a segunda província mais populosa do Canadá, estuda formas de forçar a vacinação contra a covid-19. Na terça-feira, o primeiro-ministro da província ventilou a possibilidade de cobrar um imposto (ou uma “contribuição de saúde”) de todos os adultos que se recusam a tomar a vacina, com exceção de quem efetivamente não pode receber qualquer dose em função de questões médicas. Por lá, e segundo as notícias que chegam ao Brasil, cerca de 45% dos pacientes internados na UTI não foram vacinados.

Assim como diversas regiões do mundo, a província enfrenta uma alta no número de casos ativos. E isso já não é novidade. Fato é que muitos governos começam a “inovar” para aumentar o número de vacinados em seus respectivos territórios. Na mesma província, o governo local quer exigir passaporte vacinal para o acesso às lojas da Sociedade de Álcools do Québec (SAQ), estatal que controla parte da venda de bebidas alcoólicas, e também para a Sociedade de Cannabis do Québec (SQC), que comercializa maconha. E isso aguça o ímpeto de outros gestores. Aqui e acolá.


Acidente com vereador

“A gratidão é um sentimento de amor, que eleva o espírito e nos une a Deus”. A frase do vereador Humberto Canigia (Republicanos) foi publicada nas redes sociais, em alusão ao acidente sofrido no sábado passado, quando um forno explodiu muito próximo ao rosto do parlamentar. Ele afirma que foi encaminhado ao HPS de Porto Alegre, onde contou com acompanhamento de especialistas. Conforme exames médicos, o fato não afetou a visão e os pulmões estão bem. “O cuidado é para a pele se regenerar. Não tenho palavras para agradecer o carinho e a preocupação da minha família, meus familiares de todos os amigos”, escreve ele.


Inspiração necessária

O Rio Innovation Week é um dos principais eventos do setor na América Latina. O encontro reúne, entre os dias 13 e 16, grandes nomes do setor de inovação e tecnologia no Brasil e no mundo e conta com 15 palcos simultâneos, 500 palestrantes, mil startups e incubadores e mais de 190 expositores. O evento será no Jockey Club Brasileiro, na Gávea (RJ), e terá a presença de uma comitiva da região formada por membros das quatro hélices do movimento Pro_Move Lajeado (foto).

O evento é voltado a empreendedores, investidores, jovens e profissionais do futuro, executivos e representantes do governo. Em suma, um encontro recheado de inovação e empreendedorismo tecnológico, que visa impulsionar negócios, gerar oportunidades e conectar setores e investidores. Ja no próximo mês, uma outra comitiva que também envolve diferentes setores do movimento desembarca em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. E o Grupo A Hora estará representado pelo Diretor Adair Weiss.


Vida nova aos 30

Ontem, o Arquivo Histórico Municipal de Lajeado completou 27 anos. O espaço guarda documentos oficiais da Administração de Lajeado (alguns exemplares são do século 19) e doações de particulares. E eu lanço um desafio: a criação de um espaço próprio e mais adequado até a celebração dos 30 anos. Mantido pela Secel, que já vem investindo na digitalização do acervo, o Arquivo Histórico está localizado na Biblioteca Pública Municipal João Frederico Schaan, na Rua Júlio de Castilhos.


No litoral

Pré-candidato a deputado estadual, o vereador João Braun (PP) aproveita o período de recesso parlamentar para angariar votos no litoral gaúcho. O partido é muito forte nas praias e proximidades, desde Mostardas até Torres. E Braun quer aproveitar melhor a ausência de candidatos naquela região. Afinal, nem só de votos do Vale do Taquari se constrói uma vaga na Assembleia Legislativa.


• Até o fim da tarde de ontem, o Hospital Bruno Born (HBB) registrava três pacientes internados na UTI. Dois com suspeita de covid-19, e um infectado. Também haviam seis pacientes na ala de Internação covid-19, sendo três com a confirmação do coronavírus. Por fim, outros dois estavam com suspeita da doença no setor de Observação.
• Em menos de duas semanas, o novo presidente da Câmara de Lajeado já promulgou duas novas leis. Deolí Gräff (PP) também promete levar adiante o debate sobre uma sede própria ao Legislativo.
• Juntos, os poderes Executivo e Legislativo gastaram quase R$ 150 mil com diárias em 2021.
• A Secretaria de Educação de Estrela (Smed) renova o contrato de parceria com a Associação Educacional Colmeia, entidade filantrópica que atende crianças de 2 a 6 anos da Educação Infantil do município. O espaço fica no Bairro Boa União.
• Na sexta-feira, às 17h, ocorre reunião entre vereadores de Encantado e a Associação dos Amigos do Cristo Protetor. Eles debatem a concessão de uso da área de terra que abriga a imponente estátua. O governo municipal, que desapropriou o terreno de forma amigável em setembro de 2021, quer conceder o espaço de 7,6 mil metros quadrados à associação pelos próximos 99 anos.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais