O avanço da Amturvales

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

O avanço da Amturvales

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (Amturvales) já possui 36 cidades associadas. A alta adesão é fruto do trabalho incansável do presidente reeleito da entidade, Leandro Arenhart (foto). Na região, apenas as administrações de Forquetinha e Canudos do Vale estão fora da necessária lista. Uma pena. Ambos as localidades possuem grande potencial turístico para gerar emprego e renda (fixa ou temporária) para a população local e para futuros investidores. E diante do baixo investimento necessário para a adesão, é difícil encontrar justificativas para ficar de fora.


Atraso em Estrela

Funcionários terceirizados da Prefeitura de Estrela foram surpreendidos negativamente. O pagamento da folha salarial estava agendado para a sexta-feira passada. Entretanto, a empresa responsável, a Lyon Serviços Terceirizados Ltda, com sede em Porto Alegre, não efetivou o necessário depósito. Com isso, cerca de 64 trabalhadores (a maioria da área da Educação) foram prejudicados. O valor em aberto é próximo de R$ 200 mil.

Em mensagem encaminhada aos terceirizados no fim de semana, a empresa Lyon alega que os sistemas de RH, Financeiro e Servidor “foram invadidos por Hacker, criptografaram todos nossos dados, arquivos e acessos e estão pedindo resgate do sequestro, nossos técnicos de TI já estão tentando resolver os problemas”. Já nessa segunda-feira, a Procuradoria do Município notificou (foto) a empresa para quitar o valor em até 24h.


Disputa interna

O governo de Lajeado vai escolher os novos diretores da Unidade Gestora do Regime Próprio de Previdência Social. As inscrições para os servidores públicos municipais interessados foram abertas ontem, e podem ser realizadas até dia 18 de fevereiro. A escolha é prerrogativa exclusiva do prefeito. Ou seja, a inscrição dos candidatos apenas oportuniza a participação e conhecimento de todos servidores habilitados para os cargos. A nomeação ocorre até dia 11 de abril e o mandato inicia no dia 24 de junho.


Aldeia indígena

A construção de uma Casa de Artesanato para a aldeia indígena instalada às margens da BR-386, na divisa entre Estrela e Bom Retiro do Sul, foi uma das principais causas do atraso na duplicação daquele trecho da rodovia federal. A estrutura custou algo próximo aos R$ 1,5 milhão de dinheiro público, e foi uma das curiosas exigências da Funai para liberar a importante obra de ampliação das pistas. Hoje, está ociosa. Vergonhosamente ociosa. E onde está a Funai?


• Até o fim da tarde de ontem, apenas um paciente estava internado na UTI do Hospital Bruno Born em função da covid-19. Outros seis pacientes estavam na ala de internação. São cinco pessoas de Lajeado, uma de Encantado e outra de Santa Clara do Sul.
• No Vale do Taquari, algumas escolas estão cobrando a efetiva vacinação dos funcionários.
• Pré-candidata a Deputada Estadual, Márcia Scherer (MDB) terá muitas dificuldades para conseguir apoio dos vereadores do mesmo partido de Lajeado. Ana da Apama, por exemplo, deve apoiar uma candidata ligada à causa animal. Marcos Schefer e Carlos Ranzi também estão distantes da delegada aposentada.
• Aliás, e com a proximidade do pleito de outubro, muitos vereadores da região já intensificam as campanhas (diretas ou indiretas) para candidatos a deputado estadual de fora do Vale do Taquari. Um verdadeiro tiro no pé. E o mesmo vale para assessores parlamentares ou ocupantes de CCs oferecidos pelo Estado.
• Ex-prefeito de Estrela, Carlos Rafael Mallmann (MDB) não foi visto durante a visita do governador Eduardo Leite, na semana passada.
• Em Arroio do Meio, alguns moradores das proximidades do União de Arroio Grande aguardavam ainda em 2021 a conclusão de parte do asfaltamento da VRS-482.
• Ainda em Arroio do Meio, a vereadora Alessandra Brod (PP) sugere que a câmara passe a integrar a Associação dos Vereadores do Vale do Taquari, a AVAT. E ela está certíssima.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais