O valor de uma empresa é o valor dos seus dados

Produzido por Estúdio A

O valor de uma empresa é o valor dos seus dados

Oli Center muda para Oli For Business, com objetivo de prestar assessoria e proteção de dados a empresas do Vale do Taquari, segmento que cresce a cada dia

Apresentado por

No mundo contemporâneo, o valor da empresa está diretamente ligado ao valor dos seus dados. Por isso, a tradicional Oli Center, com sede em Lajeado e mais de 25 anos de história, realiza um importante movimento no mercado. Apresentada oficialmente na quarta-feira (1°) pelas redes sociais, a marca passará a atender como Oli For Business.

Segundo Gerson Fell, Diretor de TI da Oli For Business, a mudança passa diretamente pelo fato da empresa estar historicamente ligada à venda de equipamentos e recursos materiais, como teclados e mouses. Enquanto isso, o novo momento da marca está muito mais conectado ao atendimento, assessoria e proteção de dados de empresas de médio e grande porte.

“Existem muitas empresas sofrendo ataques e perdas de dados. Para fazer o básico quanto serviços de tecnologia existem muitos. Porém, quando falamos de empresas qualificadas para atender essas novas demandas, são poucas no mercado. E nós entregamos alta qualidade, com técnicos treinados para a manutenção da continuidade dos serviços prestados”, avalia.

De acordo com Fell, esse processo foi inevitável porque a cibersegurança se tornou um negócio. Se antes, hackear era um hobby no imaginário coletivo, nos últimos anos isso virou uma forma de ganhar dinheiro. Na dinâmica atual, o hacker rouba os dados de uma empresa, criptografa e coloca uma senha. Para reaver, o empresário precisa pagar.

“Por que não blindar sua empresa? Se você anda com um carro caro, você faz seguro. Por que não cuidar dos dados de sua empresa, que valem muito mais que um carro? O serviço de proteção de dados é um seguro”, reflete Fell.

Levantamento realizado na última semana de novembro e divulgado pela Kaspersky, fornecedora de softwares de segurança, que tem um banco de dados a nível mundial, comparou o Brasil e os EUA pelo número de ataques sofridos pelos vírus ‘Ransomware’, um tipo de criptografia muito utilizado para sequestro de dados e roubo de dinheiro, e revelou uma considerável diferença. Enquanto o número médio de ataques diários nos EUA girou em torno de 500, o Brasil sofreu cerca de 12 mil por dia.

“As estruturas do país revelam equipamentos desatualizados. Diante do fato de ter recursos técnicos com qualidade inferior, a possibilidade de uma invasão é ainda maior. Infelizmente, é inevitável que aconteça um problema. Em algum momento, alguma empresa será invadida”, lamenta Fell.

Segundo o diretor, exemplos não faltam. A poucos dias teve um caso de uma companhia que foi invadida três vezes em 45 dias. Ainda que o atendimento fosse adequado para os usuários da companhia, o valor perdido foi muito alto. Chegou um momento em que a limitação técnica pesou.

“Fomos chamados para ajudar e quando chegamos, a empresa estava sendo atacada pela quarta vez”, conta.

O Vale do Taquari não está fora da cultura tipicamente brasileira de sempre remediar em vez de prevenir. No processo de crescimento de uma empresa, investir em tecnologia não é só mais uma opção que pode ser avaliada, é algo essencial para o bom andamento dos negócios e, principalmente, para o seu sucesso no presente e no futuro.

“Quando você foca 100% no negócio, você consegue obter sucesso. E o papel da Oli For Business é assumir essa parte também essencial para o funcionamento de uma empresa, para que não dê problemas. E se der, que seja o menor possível”, conclui Fell.

Já que a demanda cresce em todo o Vale, a Oli For Business apresenta na próxima segunda-feira (06), a partir das 16h30, na sede da Associação Comercial e Industrial de Lajeado, o evento “A Importância da Cibersegurança para a sobrevivência dos negócios”. O projeto tem objetivo de escutar e aprender com casos da região e tem parceria com o Grupo A Hora, a ACIL e a Prefeitura.

A Oli For Business está localizada na Rua Cristiano Grün (205 – Sala 101), no bairro Florestal, em Lajeado. Para maiores informações, entre em contato pelo WhatsApp (51) 3011-2314. Conheça também o novo Instagram da marca: @oli.forbusiness.

Por que investir em segurança de dados?

– O Brasil é o segundo país com ataques hackers no mundo, fica atrás apenas da Rússia.

– Segundo levantamento da Kaspersky, são 12 mil ataques, em média, por dia do vírus ‘Ransomware’ no território nacional.

– Quanto custa uma hora da sua empresa parada? Quanto custará perder dados como endereços e detalhes de faturamento?

– Hackear se tornou uma forma de ganhar dinheiro. O hacker rouba os dados de uma empresa, criptografa e coloca uma senha. Para reaver, o empresário precisa pagar. Você está disposto a pagar?

– Ainda que perdas materiais sejam lamentáveis, elas podem ser revistas. Dados perdidos, não.

A Importância da Cibersegurança para a sobrevivência dos negócios

Quando: segunda-feira (06)

Horário: 16h30

Onde: Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Rua Silva Jardim, 96 – Centro)

Mediação: Tiago Johann

Participantes: Luis Antônio Schneiders, Professor da Univantes e Coordenador de TI da Prefeitura de Lajeado; Fabrício Scheunemann, Coordenador de TI do Hospital Bruno Born; Dairone Kochhann, Gerente Comercial da Condusvale; e Gerson Fell, Diretor de TI da Olicenter.

Inscrições na recepção da Acil ou pelo telefone (51) 3011-6900. Vagas limitadas.