Formatura dos Terceirões: que venham os próximos desafios!

Produzido por Estúdio A

Formatura dos Terceirões: que venham os próximos desafios!

Turma de 45 estudantes da 3ª série do EM do Colégio Gustavo Adolfo se forma neste sábado, no Teatro da Univates, a partir das 18h

Apresentado por

Após vários anos de uma intensa rotina de estudos, troca de conhecimentos, experiências e amizades, chega ao fim mais um ciclo na vida de 45 estudantes da 3ª série do Ensino Médio, ou Terceirões, do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo, de Lajeado. Neste sábado, dia 4, em solenidade no Teatro da Univates, eles recebem os diplomas de formatura e seguem para uma nova jornada de preparação para a futura carreira.

Os formandos tiveram um ano intenso no GA. De acordo com a orientadora educacional e psicopedagoga, Sheila Lenhard, as principais ações foram os ritos de passagem dos Terceirões. Ela explica que são momentos para que o estudante se posicione, faça escolhas, brinque e interage com os colegas.

“O objetivo é auxiliá-los a agir com coragem diante do novo, a passar por esse momento de transição para a vida adulta/ensino superior de uma maneira mais tranquila, prazerosa e divertida, tornando este ‘luto’, muitas vezes estabelecido pela saída do colégio, menos angustiante”, reforça Sheila, que acompanha as colações no GA desde 2010.

Alegria e orgulho

Alegria e, principalmente, orgulho. Esses são sentimentos que a equipe do colégio têm em relação à turma que se despede do GA neste ano. “Alguns professores expressaram essa alegria na última reunião pedagógica, pois esses estudantes apresentam características de serem solidários, empáticos e extremamente humanos. Entendemos que essa construção faz parte do processo pedagógico do GA, dos nossos valores”, salienta Sheila, que também não esconde a emoção de ser uma das colaboradoras homenageadas pelos formandos. “É um reconhecimento, uma imensa alegria.”

Um ano de atividades

– Os formandos organizaram a confecção da camiseta e agasalho da turma, identificados com a logomarca do colégio, e usaram durante o ano como uniforme escolar;

– Mensalmente, os estudantes usaram uma vestimenta diferente, conforme os temas organizados previamente, como os trotes. Nesta sexta-feira, dia 3, o tema escolhido foi Profissões e cada um usou a sua preferida. Também circularam pelo ambiente escolar, fazendo barulho, com gostinho de despedida;

– Por meio do Projeto de Orientação Vocacional, houve homenagens para os Terceirões, com fala do diretor, vídeos com mensagens dos pais/responsáveis e dinâmica da caixa com a cartinha da família e objetos significativos. “Essa atividade é sempre um momento emocionante, de agradecimento a todos que auxiliaram na caminhada de cada estudante”, explica Sheila.

“Natal Som e Luz GA”

O GA realiza desde quarta-feira, dia 1º, o “Natal Som e Luz GA”, que chega a segunda edição em 2021. No espetáculo diário, das 20h às 21h45min, com um intervalo de 20 minutos entre as apresentações, o público pode assistir e se emocionar com um show de iluminação e música na fachada do prédio da instituição. A atração consiste na apresentação de seis trilhas e efeitos de luzes na sede do colégio, durante sete minutos.

Conforme o diretor do GA, Edson Wiethölter, o espetáculo foi criado em 2020, em plena pandemia, para proporcionar alento e esperança à comunidade escolar. “Por ter sido tão belo e encantador, vamos repetir em 2021, com algumas novidades. A intenção é proporcionar um lindo espetáculo para nossa comunidade escolar, do bairro, da cidade de Lajeado e da região. Todos estão convidados”, destaca.