Articulação regional

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Articulação regional

Por

Vale do Taquari

A reunião-almoço da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) consolidou um momento ímpar para o Vale do Taquari. Após alguns anos de desarticulação regional, prefeitos, vereadores, agentes públicos, empresários, voluntários e líderes de entidades parecem alinhados na busca por um futuro mais próspero. E a prova disso foi a movimentação dessa sexta-feira. Poucas vezes uma região gaúcha gozou do privilégio de receber uma comitiva formada por Governador, vice-governador, secretários estaduais, presidente da Assembleia e deputados.

E os agentes locais aproveitaram bem a oportunidade. Além do debate em público, um outro momento chamou a atenção pela discrição e provável efetividade. No momento de deixar o saguão da Acil, Eduardo Leite foi levado por um verdadeiro “cordão humano” de empresários e líderes regionais até a sala de reuniões da associação. O desvio ao protocolo oficial gerou apreensão na equipe de segurança do governador. À toa, é claro. Afinal, o objetivo era um só: garantir uma agenda mais privada com o chefe do executivo estadual.

O debate reservado foi rápido e girou em torno das concessões rodoviárias estaduais. O vice-governador e o presidente da assmebleia também foram “levados” à sala. Leite prometeu criar um Grupo de Trabalho com no máximo 15 integrantes. Acima de tudo, o governador demonstrou compromisso e respaldo às demandas do Vale do Taquari, e a tendência é de uma aproximação cada vez maior com o Piratini. E, de nossa parte, mostramos ao poder executivo estadual que a região está muito bem articulada e sempre disposta a debater “olho no olho”.


Ligação com a Serra

O governador Eduardo Leite (PSDB) aproveitou a agenda no Vale do Taquari para assinar os convênios para a pavimentação da rota turística “Caminhos do Pão e Vinho”. O trecho de 23 quilômetros que interliga as cidades de Roca Sales, Muçum e Santa Tereza será asfaltado em um período de até um ano, a um custo de R$ 10 milhões. É um empreendimento que pode trazer bons frutos para a nossa região, mas precisa servir de alerta aos gestores e investidores.

Eu explico. Com o avanço nas obras do Cristo Protetor, e o histórico déficit do Vale do Taquari nas áreas de hotelaria e gastronomia, é grande a chance dos empreendedores da Serra “se apropriarem” da estátua construída no alto do Morro das Antenas, em Encantado. Ou seja, se a região não se atentar para a necessidade de criar mais atrativos e infraestrutura turística, as nossas cidades serão meros pontos de passagem para os turistas que partirem da Serra.


Posse no TCE

No próximo dia 14, às 11h, ocorre a Sessão Plenária Especial de Posse da Administração 2022 do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Na ocasião, será empossado o novo presidente, o conselheiro Alexandre Postal. Além dele, também tomarão posse o conselheiro Marco Peixoto, que será vice-presidente; o conselheiro Iradir Pietroski, no cargo de 2º vice-presidente; o conselheiro Renato Azeredo, na função de corregedor-geral; e o conselheiro Cezar Miola, que comandará a Ouvidoria.


IPTU em Lajeado

O vereador Marcio Dal Cin (PSDB) apresentou nova emenda ao projeto do Executivo que propõe reajuste do IPTU. O governo sugere um índice de 10,25%. Já o parlamentar indica a possibilidade de reajustar em 5,45% os valores do m² dos terrenos e das edificações para o cálculo do imposto.


  • O governo de Encantado realiza na quinta-feira a solenidade de nomeação do “Centro Administrativo Adroaldo Conzatti”, em homenagem ao ex-prefeito, morto em 2020.
  • Em Teutônia, o discurso da suplente de vereadora Neide Schwarz (PDT) repercutiu na sociedade. Ela questionou ações do vereador Claudiomir de Souza (PSL), citando, inclusive, questões religiosas e animais.
  • As cabeças pensantes do movimento Pro_Move Lajeado estudam formas de aproveitar o evento South Summit 2022, agendado para 26 de março, no cais do porto, em Porto Alegre.
  • Os vereadores Adriano Scheeren (PL) e Tiane Ruschel Cagliari (PV), de Estrela, apresentaram projeto de lei que institui a Campanha Municipal de Orientação aos Idosos, que visa combater fraudes e golpes no comércio eletrônico e instituições financeiras.
  • Na próxima quarta-feira, em Lajeado, ocorre novo encontro do PP local. O evento será na Associação Atlética Municipal, a partir das 19h30min, e o ponto alto é a homenagem aos ex-prefeitos Erni Petry, Cláudio Schumacher e Carmen Regina Cardoso.
  • Na reunião-almoço da Acil, o governador Eduardo Leite (PSDB) nomeou dois possíveis nomes para a sucessão no Palácio do Piratini. Ele citou o atual vice, Ranolfo Vieira Júnior, do PSDB, e também Gabriel Souza, presidente da Assembleia, que é do MDB.
  • Em Arroio do Meio, o vereador Marcelo Schneider (MDB) sugere a reativação da rampa de Paraglider e Asa Delta, no Morro Gaúcho.
  • Também em Arroio do Meio, o vereador Nelson Backes (PDT) citou o problema do péssimo odor verificado no Arroio Jararaca, nas proximidades do The Horse.

Acompanhe
nossas
redes sociais