Viva o Taquari Vivo

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Viva o Taquari Vivo

Por

Vale do Taquari

A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) realiza neste sábado, às 8h, no Porto dos Bruder, a 14ª edição do projeto Viva o Taquari Vivo, uma organização da ONG Parceiros Voluntários, com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade e do Conselho Municipal de Meio Ambiente Saneamento (Condemas). Neste ano, não haverá o tradicional recolhimento de lixo nas margens do Rio Taquari.

De acordo com os organizadores, a programação prevê o lançamento da Mostra Espelhos, apresentações culturais e o Projeto Remada Ecológica da AECA. A última edição do Viva o Taquari Vivo foi realizada em abril de 2019. A iniciativa teve a participação de mais de 700 voluntários que recolheram cerca de 3,6 mil kg de lixo das margens e das águas do rio Taquari. Em todas as edições, mais de 40 toneladas de lixos e entulhos já foram retiradas da natureza.


Luto na política

Na quarta-feira, as cidades de Estrela e Lajeado lamentaram a morte do ex-secretário da Fazenda, José Félix de Valois Heberle, de 84 anos. Ele atuou nas gestões dos ex-prefeitos Erni Petry e Cláudio Schumacher, e também foi contador da Associação Rural de Lajeado (Arla). Ele morreu em casa.


Saúde e professores

O Sindicato dos Professores Municipais de Lajeado informa que já repassou um adiantamento de R$ 60 mil para o governo municipal, amortizando o valor repassado pelo poder público para a quitação da dívida da entidade com a Unimed. O valor original da dívida é de R$ 343,3 mil.


Bebidas nos estádios

Na próxima terça-feira, a deputado estadual Giuseppe Riesgo (NOVO) realiza ato de protocolo para a regularização de bebidas nos estádios. Entre os parlamentares que já assinaram a proposta, Fábio Ostermann (NOVO), Sérgio Turra (PP), Marcus Vinícius (PP), Gaúcho da Geral (PSD) e Gerson Burmann (PDT). A proposta prevê a comercialização e o consumo exclusivamente de bebidas com gradação alcoólica de até 14%. Nas partidas com expectativa de público superior a 20 mil pessoas, a permissão será condicionada à presença de uma central de monitoramento por imagens.


Plano de Carreira

O Diário Oficial do Estado publicou a sanção e a promulgação da lei que trata da unificação dos quadros de pessoal dos servidores efetivos e dos cargos em comissão e funções gratificadas do Poder Judiciário do Rio Grande do Sul, e da instituição do Plano de Carreiras, Cargos, Funções e Remunerações dos Servidores do Poder Judiciário Estadual.


IFSul e pandemia

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública para que sejam retomadas as atividades presenciais de ensino nos cursos da educação básica (ensino médio regular e técnico) oferecidos pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul). A ação está embasada no Decreto 56.171 de 28 de outubro de 2021 do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que determinou a retomada presencial na educação básica em estabelecimentos de ensino.

Para o MPF, as informações prestadas pelos diretores dos câmpus do IFSul demonstram que “não há efetiva previsão de retomada de atividades presenciais da educação básica”. De acordo com o texto da ACP, “o campus do IFSul em Lajeado oferece desde 23 de setembro de 2021 atividades presenciais excepcionais, para turmas de 4º ano de um dos cursos oferecidos na unidade, e as demais turmas e cursos continuam com atividades pedagógicas não presenciais”.


• Boa notícia. A empresa Impinj, player norte-americana de chips, deve contratar 19 engenheiros que atuavam na estatal federal Ceitec, que será liquidada pelo governo gaúcho. A unidade da multinacional está instalada nos no Tecnopuc, em Porto Alegre.

• Os colégios João Paulo I e Província, de Porto Alegre, encaminharam cartas aos pais para avisar sobre a flexibilização do uso de máscaras a partir de segunda-feira. Com a medida, não será mais obrigatório o uso em ambientes abertos durante durante exercícios físicos e nas áreas de playgrounds. A orientação é para alunos com idades entre 5 a 12 anos.

• Chama a atenção a demora para a liberação dos parklets, em Lajeado.

• Na próxima segunda-feira, às 15h30min, o Tribunal de Contas do Estado analisa as contas referentes ao exercício de 2020 do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). O relator do processo é o conselheiro Alexandre Postal.

• Em Teutônia, a 2ª Edição do Projeto Sábado do Bem está agendada para este sábado e consiste em ofertar os serviços de confecção de Carteira de Identidade (RG), mediante agendamento prévio, cadastro e atualização do Cartão do SUS. O evento ocorre das 7h30 às 11h30, no Centro Administrativo Municipal.

• Em Estrela, um grupo de líderes regionais se encontrou na quarta-feira para debater sobre o Trem dos Vales. Com isso, ganhou força o pleito pela recuperação do trecho até Colinas.

Acompanhe
nossas
redes sociais