Cervejaria Salva leva mais um troféu em Santa Catarina

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

Cervejaria Salva leva mais um troféu em Santa Catarina

Por

Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Salva conquistou medalha de ouro no Brasil Beer Cup, evento cervejeiro organizado pelo Science of Beer Institute, que reúne desde as grandes marcas multinacionais do setor até renomadas pequenas cervejarias artesanais. A empresa com sede em Bom Retiro do Sul conquistou o primeiro lugar na categoria Classic Australian Pale Ale, com a Salva Session IPA.

Ao todo, 270 cervejarias se inscreveram para o concurso e enviaram para avaliação 1216 amostras de 157 estilos diferentes. Vale lembrar que a Session Ipa é uma cerveja da Linha Semana e uma das líderes de vendas da marca, enquanto muitas cervejarias criam bebidas especialmente para o concurso.

Em março, a Session Ipa Salva também levou a medalha de ouro na Concurso Brasileiro da Cerveja, acumulando dois ouros em 2021. A Salva ainda espera o resultado de outro concurso, o Prêmio de design “Lata Mais Bonita do Brasil”, promovido pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas).

A empresa tem três projetos gráficos classificados para a final, mediante aprovação do júri técnico formado por profissionais de design e artes visuais, e está na categoria Médias Cervejarias. São eles: Hop Lager Quinquennium – Edição Comemorativa aos 5 anos da empresa pertencente à Linha Semana –, Dragon Sour e Russian Imperial Stout da Linha Quintas-feiras. Os resultados serão divulgados na segunda-feira, 6.


Sindicabes dos Vales inaugura sede em Lajeado

O Sindicato dos Salões de Barbeiros, Cabeleireiros e Institutos de Beleza dos Vales do Taquari e Rio Pardo (Sindicabes dos Vales) inaugurou nova sede, no Bairro Americano, em Lajeado. A entidade atua em 53 municípios dos vales e tem mais de 3 mil salões de cabeleireiros vinculados, em uma cadeia produtiva que movimenta milhares de empregos diretos.

A cerimônia de inauguração ocorreu na segunda-feira, 29, com presença do vice-presidente da Fecomércio-RS, Daniel Amadio. A nova sede possui sala de eventos com miniauditório, onde serão realizados cursos e palestras de formação, além de espaço administrativo com sala de reuniões, onde será instalada uma galeria com todos os ex-presidentes.

O Sindicabes dos Vales completa 40 anos de história em 2022 e hoje é presidido pela Ana Lídia Jantsch. Um dos principais nomes da entidade foi Arnildo Eckhardt, sócio-fundador e primeiro presidente da então Associação dos Cabeleireiros, Institutos de Beleza, Turismo e Hospitalidade de Lajeado (Actul).


Mercado automotivo reage em novembro

Cinco dos seis segmentos automotivos registraram alta nos emplacamentos no mês de novembro. Números apresentados ontem pela Federação Nacional das concessionárias – Fenabrave – apontam a venda de 296.203 mil unidades no mês, alta de 7,31% na comparação com outubro. Ainda assim, houve queda 11,40% em relação a novembro de 2020. No acumulado dos 11 meses do ano, o setor apresenta crescimento de 12,8%.

O único segmento com recuo em novembro foi o de caminhões. A queda é atribuída ao baixo ritmo de oferta de veículos por parte da indústria. A demanda continua aquecida e alguns veículos vendidos agora tem previsão de entrega apenas para junho de 2022. No acumulado do ano, a alta já é de 45,06%, a maior de todo o setor.

As motocicletas também foram destaque em novembro, graças capacidade de entrega por parte da indústria. Conforme a Fenabrave, o tempo de espera por motos novas caiu de até 120 dias para uma média de 50 a 60 dias. Em todos os segmentos, a demanda continua acima da capacidade de produção das montadoras.



• AGS elege diretoria– A Associação Gaúcha de Startups (AGS) empossou a diretoria do triênio 2021/2023. Bruno Bastos assumiu o cargo, em cerimônia que teve participação do secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, Luis Lamb. Um dos integrantes da direção é o co-fundador da empresa Requisittus e participante do Taquari Valley, Rodrigo Oliveira.

• Recessão técnica – O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil apresentou queda de 0,1% no terceiro trimestre, conforme números divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É a segunda queda trimestral do indicador, que apresentou recuo de 0,4% no segundo trimestre deste ano, o que configura recessão técnica. O desempenho foi puxado principalmente pelos resultados do Agro (-8%).