Governador no Vale

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Governador no Vale

Por

Vale do Taquari

Na edição de ontem, publiquei que o governador Eduardo Leite (PSDB) participaria hoje da solenidade de início das obras da nova UTI Pediátrica do Hospital Bruno Born (HBB). Entretanto, o evento foi reagendado para amanhã, dia 3, a partir das 14h. Antes disso, e mediante a boa interferência da ex-vereadora Mariela Portz (PSDB), Leite será o palestrante da Reunião-Almoço da Associação Comercial de Lajeado (ACIL). O chefe do Executivo estadual deve vistoriar algumas obras e projetos regionais. E também será cobrado sobre o novo modelo de concessão das rodovias.


Fakenews?

O Sindicomerciários foi um dos principais responsáveis pela criação do projeto de lei “popular” que implantou, em 2003, o modelo de funcionamento restrito do comércio lajeadense aos domingos e feriados. O modelo foi derrubado na terça-feira pela Câmara de Vereadores, e, a partir da sanção do prefeito municipal, o comerciante terá maior autonomia para abrir (ou não) o seu próprio estabelecimento, respeitando todos os direitos e deveres trabalhistas.

E o Grupo A Hora, por meio da persistência da equipe de redação, que não poupou esforços para buscar as fontes e versões, antecipou a projeção do resultado da votação plenária em uma reportagem divulgada no dia 23 passado. Uma matéria certeira, e que foi grosseiramente e erroneamente intitulada de “fakenews” pelo Sindicomerciários. Uma citação grosseira, reforço, por parte de quem deveria prezar pela transparência junto aos sindicalizados.


Qualidade de vida

Na manhã de ontem, os vereadores de Lajeado acompanharam a entrega de um veículo adaptado para a Associação de Deficientes Físicos de Lajeado (Adefil). A van será utilizada para o transporte de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida que participam do projeto Corpo e Movimento, que promove aulas de danças. O recurso foi aprovado e captado por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS). A novidade deve beneficiar, em um primeiro momento, cerca de 30 crianças, adolescentes e adultos.


Bike Solidária

A promotora de justiça da Comarca de Lajeado, Ana Emíllia Vilanova, e o Delegado de Lajeado, Márcio Moreno, participam da edição do MP Talks Estratégia e Projetos no próximo dia 6 de dezembro, a partir das 10h. Eles apresentam o projeto Lajeado Bike Solidária, uama ação que propicia a recuperação de bicicletas apreendidas pela Polícia Civil, por meio de um curso técnico realizado por estudantes de escolas públicas, e posterior doação para entidades carentes.


Quebra de decoro?

A cena é grotesca. Durante o debate sobre o projeto do comércio aos domingos, em Lajeado, o vereador Lorival Silveira (PP), contrário à matéria, questionou o tramite da votação. Não satisfeito, ele jogou um calhamaço de páginas do Regimento Interno em direção aos vereadores da Mesa Diretora, e quase acertou o vereador e Secretário, Márcio Dal Cin (PSDB). Uma ação temerária, e, para alguns, pode configurar quebra de decoro.

• A CIC Guaporé e ACISCO Serafina Corrêa querem participar da Câmara de Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC/VT). Hoje, fazem parte da CIC/Serra.

• Alguns agentes municipais utilizam o conceito de “pós-pandemia” em entrevistas sobre eventos realizados nas respectivas cidades. E não custa lembrar: a pandemia não acabou.

• Em Lajeado, os vereadores Ederson Spohr e Ana da Apama votaram a favor do projeto sobre o comércio aos domingos. Para tal, eles contaram com apoio do diretório local do MDB.

• Ainda sobre a votação do polêmico projeto de lei no plenário lajeadense, chamou a atenção a queda da internet durante o dia da derradeira sessão.

• O governo de Lajeado anuncia um projeto de lei para alterar o contrato com a Corsan. Ele quer tratamento de esgoto completo na cidade em até 10 anos, sob pena de romper o valioso acordo de forma antecipada.

• A Câmara de Encantado analisa um projeto de lei que obriga as empresas e as concessionárias que fornecem energia elétrica, telefonia fixa, banda larga, televisão a cabo ou outro serviço por meio de rede aérea, a retirada de postes e fiação excedente e sem uso. Em Lajeado, a Câmara já aprovou um PL semelhante.

• Ainda na câmara encantadense, o projeto do vereador Cris Costa (PSDB), que regulamenta o custeio de viagem dos vereadores e servidores efetivos e comissionados d legislativo, “permaneceu em pauta”. E o parlamentar tucano parece sozinho nessa importante luta.

• Em Estrela, a câmara aprovou PL que institui o uso de uniformes padronizados para os alunos da rede de ensino municipal. Os uniformes serão fornecidos pelo Executivo.

Acompanhe
nossas
redes sociais