7 Notícias: IPVA mais caro em 2022

DESTAQUES DA MANHÃ

7 Notícias: IPVA mais caro em 2022

Leia as principais notícias da manhã desta quarta-feira (1°)

Por

Atualizado quarta-feira,
01 de Dezembro de 2021 às 07:57

7 Notícias: IPVA mais caro em 2022
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Além do combustível mais caro, os proprietários de veículos enfrentam um novo desafio no início do ano: o IPVA mais caro em 2022. O Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores deve subir e acompanhar a valorização de carros novos e usados.

Cada estado tem uma alíquota diferente de IPVA, mas todos levam em conta o valor venal de veículos usados — calculado por meio da tabela Fipe — ou o da nota fiscal de compra, no caso dos veículos dos 0km. E, diferente da lógica de anos anteriores, ambos acumulam uma expressiva valorização em 2021.

No último dado disponível da Fipe, o preço dos usados subiu mais de 31,8% em 12 meses. No mesmo período, os modelos novos tiveram alta de 19,3%.

Aumento médio do IPVA 2022 no RS será de 22,33%


Aprovado projeto que estabelece teto de gastos no Rio Grande do Sul

Por 35 a 13, os deputados estaduais aprovaram, nesta terça-feira, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 378/2021, que estabelece o chamado teto de gastos no Rio Grande do Sul. A proposição, encaminhada pelo Executivo em regime de urgência, era considerada o último passo para que o Estado possa aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), que vai permitir o refinanciamento das dívidas com o governo federal.

O texto, na prática, limita as despesas primárias ao aumento da inflação a partir de 2022. Com isso, a gestão fiscal do Estado, compreendidos os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria Pública, e compreendidas as respectivas administrações diretas, fundos, autarquias, fundações e empresas estatais dependentes, passa a adotar regras limitando o gasto público.


Estelionatos têm queda em outubro, mas 2021 já tem mais casos do que em todo o ano passado

Os casos de estelionato no Estado tiveram queda de 23% em outubro na comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), em outubro deste ano foram registrados 5.518 casos de golpes no RS.

No mesmo mês do ano passado, o número foi de 7.166. Apesar da queda nos casos em outubro, 2021 já ultrapassa 2020 em número de estelionatos, ainda que o ano não tenha terminado ainda. De janeiro a outubro, foram 72.556 registros, enquanto em todo o ano passado foram 66.512.


Famílias de baixa renda terão redução automática na conta de luz

Famílias de baixa renda inscritas em programas sociais do governo passarão a ser incluídas, automaticamente, como beneficiárias da Tarifa Social de Energia Elétrica. Com isso, mais de 11,5 milhões de consumidores podem passar a receber o benefício, com descontos de até 65% na fatura mensal da conta de luz, somando-se aos 12,3 milhões que já usufruem da redução.

Uma cerimônia com a presença do presidente Jair Bolsonaro e de diversos ministros, na sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em Brasília, marcou ontem a assinatura do protocolo que permite o cadastramento automático.

Antes, cada família beneficiária de programa governamental era orientada a requerer individualmente o benefício, retardando e dificultando o processo, já que a maior parte dessas famílias reside em regiões de difícil acesso.


Anvisa confirma dois pacientes em São Paulo com a nova variante Omicron da Covid-19

Dois brasileiros que desembarcaram no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, apresentaram teste positivo para a variante Ômicron do coronavírus, identificada na África do Sul. A informação foi confirmada pela Anvisa e por fontes do Ministério da Saúde.

O resultado do teste, realizado pelo laboratório Albert Einstein, ainda é preliminar. Os próprios passageiros, marido e esposa, procuraram o laboratório, localizado no aeroporto, para realizar o teste requerido para o retorno à África do Sul.

Segundo a Anvisa, a entrada do passageiro no Brasil ocorreu no último dia 23, isto é, antes da notificação mundial da nova variante, que foi relatada pela primeira vez à OMS (Organização Mundial de Saúde) no dia 24.


Ministro da Infraestrutura vem ao RS no dia 8 de dezembro

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, desembarca no Rio Grande do Sul no dia 8 de dezembro para anunciar a recuperação de trechos da malha ferroviária gaúcha que estão abandonados ou fora de operação por não apresentarem condições de uso. A expectativa é de que o ministro oficialize a ordem para o início dos trabalhos na vinda ao Estado.

Durante audiência com Tarcísio em Brasília, o deputado estadual Tenente-Coronel Zucco (PSL) ouviu do ministro que está prevista a recuperação do ramal ferroviário de Cruz Alta e de Uruguaiana, além da ligação com o Porto de Rio Grande. Tarcísio também garantiu que serão feitas obras para restaurar trechos do Tronco Sul, que liga Porto Alegre a Sumaré, em São Paulo.


Câmara de Lajeado aprova abertura do comércio aos domingos

O projeto que autoriza a abertura do comércio em Lajeado aos domingos e feriados foi aprovado na Câmara de vereadores nesta terça-feira (30), com oito votos favoráveis e seis contrários. O texto vai à sanção do prefeito Marcelo Caumo. Três vereadores foram essenciais para aprovação do projeto. A última sessão de Rodrigo Conte (PSB) foi nesta terça, o titular da cadeira Adriano Rosa (PSB) já havia se posicionado contrário ao projeto e volta ao plenário na próxima sessão. Os emedebistas Ana Azambuja e Eder Spohr estavam indecisos até essa sessão e votaram pela abertura.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais