NOVO ENSINO MÉDIO: Um aliado para escolher a futura carreira

Produzido por Estúdio A

NOVO ENSINO MÉDIO: Um aliado para escolher a futura carreira

Estudantes do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo relatam expectativas em relação ao novo modelo que começam a vivenciar a partir de 2022

Apresentado por

O próximo ano letivo será de vivências e experiências inéditas na Unidade de Ensino Médio Gustavo Adolfo – campus Univates, de Lajeado. Com a implantação do Novo Ensino Médio, os estudantes serão incentivados a serem cada vez mais protagonistas em suas escolhas. Com um mundo de possibilidades prestes a acontecer, também é grande a expectativa das turmas de 9º ano do Ensino Fundamental que se formam em poucos dias e que, a partir de 2022, estreiam no novo modelo de aprendizagem.

Luís Eduardo Weiss, de 14 anos, e Rafaela Bauer, Rayana Taís Lassen e Manuela Martinuzzi Conci, de 15 anos, estudam no Colégio Sinodal Gustavo Adolfo desde a 1ª série do Ensino Fundamental e estão entre os estudantes que integrarão o novo projeto na Univates. Além dessas semelhanças, todos estão curiosos e ansiosos em relação às novas experiências. “Minhas expectativas estão de acordo com as tantas mudanças que feitas em toda a estrutura de ensino. Acredito que vai nos proporcionar um aprendizado mais focado nas áreas de escolha profissional de cada um”, aposta Luís.

Mudanças e novidades

A colega Rafaela reforça que com o novo modelo “vamos reconhecer nossos interesses nas áreas educacionais, além de ter mais autonomia e responsabilidade nos próximos anos.” Rayana acredita que será um ano cheio de mudanças e novidades. “O que para mim é essencial, pois mudanças e experiências novas são necessárias. Aprenderemos muito, além de nos prepararmos cada vez mais para lá na frente nos tornarmos ótimos profissionais”, projeta. Manuela espera que o Novo Ensino Médio seja de muito aprendizado. “Irá nos trazer novas oportunidades, possibilidades e conhecimentos”, reforça.

Despertou curiosidades

Questionados sobre o que mais chamou atenção e interesse no novo modelo de ensino do GA, Luís citou as disciplinas Eletivas. “Vão permitir nos aprofundarmos mais nas áreas que escolheremos, além de estudarmos no ambiente da Univates.” Rafaela também destacou a oportunidade de acompanhar um semestre na cadeira de um curso superior. “Poderemos ter uma escolha melhor no futuro.”

Rayana respondeu: “no Projeto de Vida e nas Trilhas semestrais desvendaremos pouco a pouco o que queremos seguir como profissionais, isso será fundamental antes de ingressar em uma faculdade. No Estúdio, teremos mais pesquisas e trabalhos científicos, algo extremamente importante.” Já Manuela concordou com a colega, destacando “a oportunidade de se direcionar para uma área de interesse e vivenciar novas experiências.”

De olho no futuro

Dos quatro estudantes do GA, Rayana e Manuela anteciparam que pretendem seguir carreira na saúde. Luís e Rafaela ainda não definiram a área. Entretanto, todos acreditam que as novas experiências do Ensino Médio no ambiente universitário serão aliadas para a decisão e formação. Vai me ajudar amplamente a definir qual caminho profissional tomarei”, resume Luís. “Ainda é muito cedo para ter um propósito de carreira, mas acredito que o Novo Ensino Médio ajudará na escolha”, cita Rafaela.

Rayana reforça que as novas estruturas do GA na Univates serão diferenciais para auxiliar na escolha de cada um. “Acho essencial chegarmos no final do EM com uma base daquilo que queremos seguir e nos aperfeiçoar. Hoje, penso em fazer Medicina.” Manuela também espera finalizar os estudos no GA com a futura carreira definida. “O Novo Ensino Médio vai auxiliar nesta decisão. No momento, acredito que serão na área da saúde.”

Como será o Novo Ensino Médio

  • Além da formação básica geral, com Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Sociais – e suas tecnologias, quem ingressar no 1º ano do EM em 2022 terá as seguintes formações específicas:

– Projeto de Vida: principal objetivo é auxiliar no processo de preparação para a futura carreira;

– Estúdio: local de produção científica, com trabalhos focados nas disciplinas e que atendam necessidades da comunidade;

-Eletivas: participação em disciplinas dos cursos técnicos da Univates para estudantes de 1º e 2º ano do EM e em cursos de graduação para turmas do 3º ano do EM).

  • A partir do 2º ano do EM, as turmas participarão de Trilhas semestrais:

– Saúde (Sanus)

– Engenharias (Faber)

– Humanidades (Domus)

  • As turmas do 3º ano do EM ainda terão Estudos Avançados para ampliação de conceitos e habilidades, abordando conhecimentos a serem revistos ou aprofundados.