Campanha Bandeja Limpa evita desperdício de alimentos

Conteúdo Patrocinado

Campanha Bandeja Limpa evita desperdício de alimentos

Ação de conscientização da Dália Alimentos começou pelo refeitório do frigorífico de frangos de Arroio do Meio e se estenderá aos demais da cooperativa

Apresentado por

O desperdício de alimentos é um assunto que, há anos, vem sendo trabalhado pelas equipes dos refeitórios da Dália Alimentos. Desta vez, foi a unidade localizada no frigorífico de frangos em Palmas, no município de Arroio do Meio, que mobilizou a nutricionista Stéfanie Simonis Lucca e sua equipe a promover a Campanha Bandeja Limpa. O objetivo é conscientizar os funcionários sobre o desperdício de comida, no almoço ou jantar, depositando em suas bandejas somente o que irão, de fato, consumir.

De acordo com Stéfanie, inicialmente, a ação está sendo desenvolvida no período de almoço, quando se observou que as sobras nas bandejas são elevadas. A ação premia com brindes personalizados da cooperativa os funcionários que racionalizarem as refeições, evitando desperdícios e devolvendo a bandeja limpa. Os brindes são sorteados a cada 15 dias somente entre os empregados que retornaram ao balcão com sua bandeja sem sobras. “Percebemos que as sobras, em sua maior proporção, são de arroz e feijão. Mas, em contrapartida, há aqueles que servem apenas o que vão comer, servindo de exemplo e nos ajudando na conscientização”, comenta a nutricionista.

Novo refeitório

Conforme a supervisora dos refeitórios e secretária-executiva, Ledi Giongo, o mesmo método será aplicado em todos os refeitórios, incluindo o novo e moderno que está em fase final de instalação no Parque Dália, em Encantado, com inauguração prevista para 9 de dezembro. “É preciso um amplo trabalho de conscientização dos funcionários, pois as sobras vão para o lixo e não se admite isso em um país onde há muitos famintos. Penso que todos temos direito a uma refeição equilibrada. Porém, devemos nos servir do que realmente necessitamos, sem desperdiçar”, salienta.

Custo maior

Ledi complementa que um prato médio contém 600 gramas de alimento e a cada 100 quilos de sobra, 166 pessoas poderiam ser alimentadas. “Além disso, parte desta refeição que vai para o lixo também representa um custo maior ao funcionário, que colabora com 20% do total do almoço ou jantar. Obviamente, o valor aumenta para o funcionário quando também aumenta para a cooperativa, que custeia 80% da refeição servida”, exemplifica a supervisora.