Projeto identifica problemas de visão em alunos das escolas municipais de Lajeado

educação

Projeto identifica problemas de visão em alunos das escolas municipais de Lajeado

O projeto atende crianças de 5 a 7 anos e disponibiliza o tratamento adequado de forma gratuita

Por

Atualizado quinta-feira,
25 de Novembro de 2021 às 09:43

Projeto identifica problemas de visão em alunos das escolas municipais de Lajeado
Teste de Visão para alunos de Lajeado (Foto: Maiara Rovêa/Prefeitura de Lajeado)
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Com o objetivo de identificar dificuldades oftalmológicas precoces e disponibilizar tratamento adequado, a Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), desenvolveu o projeto De Olho no Futuro. O projeto atua para examinar crianças de 5 a 7 anos que estejam apresentando dificuldade visual e disponibilizar o tratamento adequado de forma gratuita. 

O projeto iniciou com a procura por médicos oftalmologistas e óticas parceiras que aceitaram fazer os exames e tratamento das crianças de forma voluntária. No total, nove médicos e quatro óticas concordaram com a parceria.

A triagem das crianças é feita nas próprias escolas municipais, com o auxílio da coordenadora pedagógica e da professora, que identificam os alunos com algum sintoma de problema de visão. Em quatro escolas municipais, a Ótica Diniz realizou a triagem com um aparelho específico para identificar problemas de visão.

Os alunos que apresentam alguma dificuldade são encaminhados para uma consulta detalhada com os médicos oftalmologistas parceiros do projeto para o diagnóstico de dificuldades e indicar o tratamento. Em casos de crianças com necessidade de utilizar óculos de grau, será feita a avaliação e o óculos de forma gratuita.

Acompanhe
nossas
redes sociais