Evento em Brasília destaca investimentos na educação de Estrela

ensino no legislativo

Evento em Brasília destaca investimentos na educação de Estrela

Secretária municipal Elisângela Mendes participa de audiência na Câmara dos Deputados. Município investiu mais de R$ 3 milhões na compra de equipamentos para modernizar processo educativo

Por

Evento em Brasília destaca investimentos na educação de Estrela
Governo investiu na compra de equipamentos para a educação infantil. (Foto: Divulgação)
Estrela
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O exemplo de Estrela, que fez investimentos significativos para modernizar a educação este ano, será case nacional. Audiência pública promovida pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados colocará em evidência o trabalho liderado pela secretária Elisângela Mendes.

A atividade será conduzida pelo grupo de estudos “Tecnologias na Educação: Construção de políticas públicas para o ensino” e ocorrerá de forma virtual, às 9h. Serão quatro palestras de casos bem sucedidos no país. Também serão abordadas iniciativas do Amazonas e Piauí, e do Serviço Social da Industria (Sesi) do RS.

Conforme Elisângela, a participação de Estrela foi viabilizada após uma seleção feita pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), após a Câmara solicitar exemplos de sucesso em tecnologia na educação. “Vários municípios se inscreveram no processo e, entre tantos, nós fomos selecionados”, destaca.

A participação no evento, para Elisângela, é um reconhecimento importante do trabalho desenvolvido nos últimos meses. “Foram investimentos expressivos na parte tecnológica, que terão continuidade no próximo ano. Isso mostra que estamos no caminho certo”, salienta. O case será apresentado em conjunto com o coordenador da pasta, Paulo Sehn.

Modernização

Entre as iniciativas apresentadas, estará o processo de ampliação da cobertura de internet nas escolas municipais de Estrela. “Foi um trabalho que abrangeu principalmente as escolas de zona rural, que estavam sem um sinal de qualidade, de fibra óptica”, lembra Elisângela.

Paralelo a isso, ocorreu o investimento em chromebooks para alunos e profissionais, com a criação de laboratórios “portáteis” nas escolas.
Houve a instalação de smartTVs em todas as salas de aula das escolas da rede municipal, que ficam disponíveis para pesquisas na internet. Segundo Elisângela, as ferramentas tornam as salas de aula convencionais em ambientes tecnológicos.

A educação infantil também recebeu novos equipamentos, com aplicativos específicos para alunos desta faixa etária. Ainda, todas as escolas ganharam os smartboards – computadores gigantes de paredes. Há, ainda, a inclusão de projetos de robótica na rede municipal.

Investimentos

Só na compra de chromebooks, tablets e outros equipamentos para os laboratórios móveis e portáteis das escolas municipais, os investimentos ultrapassam os R$ 3 milhões. Todas as instituições foram contempladas pelo processo de transformação tecnológica proposto pela pasta.

“Estamos também fechando projeto de uma plataforma virtual de conteúdo educativo, e também oferecendo formações aos profissionais. Quanto mais ferramentas disponibilizadas, mais interessante é o desenvolvimento da aula. Quem ganha é a sociedade”, frisa Elisângela.

Acompanhe
nossas
redes sociais