DML deve ganhar mais um médico legista até março

nova região

DML deve ganhar mais um médico legista até março

Novos servidores serão chamados pelo Instituto Geral de Perícias até o fim do ano e expectativa é que Lajeado seja contemplado. Para unidade integrar região de Santa Cruz do Sul, resta apenas oficialização

Por

DML deve ganhar mais um médico legista até março
Equipe do IGP se reuniu na sede da câmara. Parcerias foram debatidas para reforma da unidade do DML. (Foto: Mateus Souza)
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Menos de uma semana após receber a visita de uma comitiva de Lajeado, a diretora do Departamento de Perícias do Interior, Marguet Mittmann, veio ao município com retorno positivo das demandas locais. Entre elas, a confirmação de que o Departamento Médico Legal (DML) terá nova vinculação.

Marguet participou de reunião na câmara de vereadores na manhã de ontem. Acompanhada de servidores do Instituto Geral de Perícias (IGP), trouxe detalhes sobre as mudanças previstas para Lajeado. A unidade do município fará parte da Coordenadoria Regional de Perícias de Santa Cruz do Sul, criada recentemente. Hoje, está ligada à região metropolitana.

A mudança de região, segundo Marguet, ainda precisa ser oficializada, o que ocorrerá em breve. “É uma questão administrativa bastante simples, que partirá do nosso próprio gabinete. Mas o importante é que conseguimos, num curto tempo, encontrar soluções que venham de encontro ao nosso programa de gestão e aos interesses da comunidade”, salienta.

Outro ponto importante levantado por Marguet é a parceria com o poder público, a câmara de vereadores e a iniciativa privada, por meio da Associação Lajeadense Pró-Segurança (Alsepro). Lembra que, para a criação da Coordenadoria Regional de Santa Cruz do Sul, foi fundamental a união de esforços.

“Eu, enquanto diretora do interior, preciso saber como é o funcionamento da unidade de Lajeado, as carências e as possíveis parcerias. Agora vamos trabalhar para melhorar a estrutura e pleitear por novos servidores aqui em Lajeado”, frisa.

Resposta rápida

A intenção é que sejam chamados novos servidores para o IGP até o fim do ano. Com isso, até março de 2022, se projeta a chegada de dois peritos criminais e mais um médico legista para a unidade de Lajeado. Bruno Lieske, há sete anos, é o único médico que atende no local.

O vereador Lorival Silveira (PP), um dos que esteve em Porto Alegre semana passada, se animou com o retorno imediato do Departamento de Perícias do Interior. Agora, espera que a futura vinculação ajude na reestruturação da unidade, que hoje se encontra em situação precária.
“Ficamos contentes com a agilidade com que nos trouxeram esta resposta positiva. Integrar a região de Santa Cruz é um grande passo”, destaca.

Além dele, Rodrigo Conte (PSB), que também foi à capital, Heitor Hoppe (PP) e o presidente Isidoro Fornari (PP) participaram da reunião na câmara.

Silveira diz que buscará apoio da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat) para custeio da reforma do DML. “Toda região utiliza a estrutura de Lajeado”, justifica.