Amvat celebra 60 anos em Encantado

desenvolvimento regional

Amvat celebra 60 anos em Encantado

Solenidade reúne prefeitos, entidades representativas e comunidade da região. Confira fotos do evento

Por

Atualizado quinta-feira,
25 de Novembro de 2021 às 21:52

Amvat celebra 60 anos em Encantado
No evento, Associação lança novo site com base de dados sobre os 38 municípios da região. (Foto: Carlos Eduardo Schneider)
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A cerimônia de aniversário de 60 anos da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) ocorre no Clube Comercial, em Encantado. O encontro reúne atuais e ex-prefeitos, entidades representativas e integrantes da comunidade.

Quando fundada, em 1961, a organização contava com sete municípios. Hoje, a Amvat tem 38 associados. A entidade foi criada em Encantado, o que explica o lugar escolhido para celebrar as seis décadas.

Para o atual presidente e prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrausch, a celebração é importante para relembrar o trabalho dos antecessores para o fortalecimento da região. “A nossa associação tanto lutou pelo desenvolvimento do Vale do Taquari. Para nós é um momento de muita felicidade”.

Além de Kohlrausch, estiveram no palco do evento, o prefeito de Encantado Jonas Calvi, o vice-presidente da Federação dos Municípios (Famurs) e prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, e o secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Edson Brum.

Para Brum, os objetivos do municipalismo ainda estão longe de serem alcançados. O secretário argumenta que os municípios tem de abrir mão de recursos próprios para o desenvolvimento local, enquanto o governo federal “entra de sócio desse empreendimento, com a arrecadação de impostos”, diz.

Sobre a associação, ele relata o perfil participativo da associação. “Se não fosse a Amvat, nós não teríamos a segunda ponte da 386”, relembra. Brum também atribui o desenvolvimento do setor lácteo à colaboração da entidade. “A produtividade e a qualidade do leite é a melhor do país graças ao movimento liderado pela Amvat”.

Aos 60 anos, a organização busca se modernizar. No evento, o novo site da associação é apresentado com banco de dados sobre as cidades filiadas. Ao clicar, uma ficha completa sobre o município é exibida na tela e são fornecidos links para outras plataformas, como o Mapa Social do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Departamento de Economia e Estatística (DEE) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O acesso já está disponível.

Confira galeria de imagens do evento. (Fotos: Juliana Pisoni e Carlos Eduardo Schneider)

 

Acompanhe
nossas
redes sociais