Amvat celebra 60 anos com homenagens e lançamento de banco de dados

ficha técnica

Amvat celebra 60 anos com homenagens e lançamento de banco de dados

Evento ocorre na noite desta quinta-feira, 25, no Clube Comercial, em Encantado

Por

Amvat celebra 60 anos com homenagens e lançamento de banco de dados
Vale do Taquari

As seis décadas de atuação da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) serão celebradas durante reunião festiva a partir das 19h30min desta quinta-feira, 25, no Clube Comercial, em Encantado.

No evento, haverá uma homenagem aos prefeitos e aos ex-presidentes da entidade. Também serão apresentados o novo site e o banco de dados, com informações da região e das 38 cidades filiadas. Ao clicar , uma ficha completa sobre o município é exibida na tela e são fornecidos links para outras plataformas, como o Mapa Social do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Departamento de Economia e Estatística (DEE) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O acesso já está disponível. Um jantar de confraternização vai encerrar a programação.

Simbolismos

Dois fatos históricos foram determinantes para a terra do Cristo Protetor sediar o evento alusivo aos 60 anos. Conforme o presidente Paulo Kohlrausch, a Amvat foi fundada na Câmara de Vereadores encantadense no dia 4 de novembro de 1961 pelo prefeito anfitrião, administradores de Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Muçum e representantes de Roca Sales.

Até o final de 1963, a condução das atividades ficou a cargo de Francisco Borsatto Filho, na época o chefe do Executivo local. A entidade é a segunda associação de municípios mais antiga do Rio Grande do Sul, atrás apenas do bloco que engloba as cidades do Vale do Rio Pardo, criado seis meses antes.

“Será uma oportunidade para resgatar a história da Amvat, que desde sempre atua em prol do desenvolvimento e interesses das cidades, bem como exaltar todos que contribuíram para construir e consolidar essa trajetória”, afirma Kohlrausch. O prefeito de Santa Clara do Sul reforça que o Vale do Taquari evoluiu em todos os setores desde a fundação, pois a “ atual força econômica de todas as cidades representa um orçamento de quase R$ 2 bilhões e o Produto Interno Bruto (PIB) regional equivale a quase 4% do total do Estado”.

Operação

Entre 1961 e 2000, a sede administrativa da associação foi itinerante, pois funcionou na prefeitura do presidente da entidade. A partir do ano seguinte e até 2010, ocupou uma sala na Universidade do Vale do Taquari (Univates). Depois, foi transferida para um espaço no prédio da antiga Polar, em Estrela, onde permanece até hoje.

Acompanhe
nossas
redes sociais