Internações por covid reduzem nas UTIs do Vale

Hospitais da região

Internações por covid reduzem nas UTIs do Vale

Pela primeira vez em 20 meses, HBB não tem pacientes na Ala Covid

Por

Atualizado sábado,
27 de Novembro de 2021 às 10:37

Internações por covid reduzem nas UTIs do Vale
Em 8 de março, a taxa de ocupação chegou a 133% na área da UTI. (Foto: Divulgação)
Vale do Taquari

Dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES) apontam que 78,4% da população do Vale do Taquari recebeu, ao menos, a primeira dose da vacina contra a covid-19. 69,6% estão com o esquema completo. O avanço da imunização também contribui para os números positivos de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). O Hospital Bruno Born (HBB) zerou as internações pela doença.

Em comunicado divulgado nessa terça-feira, 23, a casa de saúde celebrou o panorama inédito nos últimos 20 meses, alcançado por volta das 8h30min. Contudo, frisa que podem haver alterações a qualquer momento e os cuidados devem ser mantidos. Isolada, a Ala Covid foi criada em março do ano passado antes mesmo do decreto de calamidade pública. O espaço tem capacidade para atender tanto casos suspeitos quanto os considerados mais graves.

Histórico internações de covid

A ausência de pacientes na UTI Covid do HBB contrasta com um cenário observado no ápice das hospitalizações, no primeiro trimestre deste ano. No dia 24 de fevereiro, a casa de saúde anunciou um plano de contingência para a situação de calamidade. Com a crescente demanda e necessidade de atendimento prioritário aos infectados pela covid, os leitos foram ampliados ao máximo e salas tiveram de ser fechadas. Assim, tratamentos tiveram de ser postergados e consultas remarcadas.

Em 8 de março, a taxa de ocupação chegou a 133% na área da UTI. Naquele momento, dos 27 leitos disponíveis, 30 eram utilizados por pacientes confirmados. Seis suspeitos. Outras nove pessoas aguardavam por uma vaga.

No setor de internação, o índice chegava a 134%, com 41 leitos disponibilizados e 55 em uso. Três dias depois, em 11 de março, a situação do Vale do Taquari era considerada a mais grave do Estado. Com o passar dos meses, houve variações, com a prevalência da estabilidade e dos recuos na maior parte do período.

Apelo

Nas redes sociais, o prefeito Marcelo Caumo compartilhou a informação e citou a menor quantidade de casos ativos de Covid-19 no município desde 15 de julho de 2020. Na segunda-feira, 22, eram 36. Ontem, 38. Em 5 de março, Lajeado chegou a ter 1.063, o recorde até hoje.

“São boas notícias para comemorarmos. Para que a gente siga nessa onda, é importante que o cidadão procure os postos de saúde e mantenha a caderneta vacinal em dia. Se tiver algum sintoma, se resguarde e contribua para o vírus não circular. Essas atitudes vão fazer a diferença para que sigamos avançando no combate ao coronavírus”, afirmou Caumo.

Outros hospitais

O panorama é semelhante nas demais casas de saúde que dispõem de UTI no Vale. Até o fechamento desta edição, o Hospital São José, de Taquari, possuía apenas um paciente internado. No Hospital Beneficente Santa Terezinha, em Encantado, eram três. Um deles com diagnóstico positivo e outros com suspeita da doença. Já no Hospital Estrela, eram seis internações, sendo que dois casos confirmados e os demais com possível infecção pelo vírus.

Covid

Acompanhe o A Hora nas redes sociais:

Acompanhe
nossas
redes sociais