Guarda Municipal em Lajeado

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Guarda Municipal em Lajeado

Por

Lajeado

O governo de Lajeado deve retomar no próximo ano o debate sobre a criação da Guarda Municipal. Em função da pandemia, e diante da lei que regulamentou o repasse de recursos da União aos municípios, o Executivo lajeadense está impossibilitado de criar novos cargos ou funções no poder público até o fim de dezembro de 2021. A partir de 1º de janeiro de 2022, porém, a administração poderá levar adiante a proposta. Claro, desde que haja o aval da Câmara de Vereadores.

A proposta inicial é criar 10 vagas para Guardas Municipais. E não haverá mais contratação de Agentes de Trânsito. Afinal, os guardas também estarão aptos para a fiscalização de abusos e ilicitudes nas vias urbanas. Trata-se de uma das propostas de governo apresentadas pelo então candidato e hoje prefeito, Marcelo Caumo (PP), e que conta com o entusiasmo do Secretário de Segurança Pública, Paulo Locatelli.

Com a Guarda Municipal, avisa o prefeito, será possível controlar melhor os problemas de perturbações gerados em alguns pontos específicos da cidade, com destaque (negativo) para o bairro Universitário, nas proximidades do campus da Univates. Hoje, o Departamento de Trânsito realiza uma fiscalização quase velada desses problemas. Mas, não é esta a função do Agente de Trânsito. Da mesma forma, a Brigada Militar possui outras demandas mais relevantes.


Coberturas e agendas

A agenda da grande mídia é bastante clara. Ontem, a Globonews exibia a seguinte manchete durante comentário de Eliane Castanhêde acerca das agendas internacionais do atual e do ex-presidente da República. “Bolsonaro é fiasco internacional; Lula é sucesso”. Essa comparação é a tônica da cobertura jornalística dos últimos três anos.


Aulas presenciais

A Presidente da Associação de Mães e Pais pela Democracia (AMPD), Aline Kerber, os advogados da associação e o Procurador da PGE, John de Lima Fraga Júnior, participaram de sessão de mediação em busca de acordo sobre obrigatoriedade da volta ao ensino presencial, determinado pelo Governo do Estado. A AMPD ingressou com uma ação civil pública contra a medida e o caso foi direcionado ao CEJUSC de Porto Alegre. É a mesma entidade que travou o retorno das aulas meses atrás.

De acordo com o TJ/RS, a AMPD solicitou que seja “divulgada em linguagem simples as situações em que existe exceção à obrigatoriedade”. Um dos pedidos é que a nota técnica que trata do tema deixe mais claro como deve ser o procedimento das escolas (privadas, estaduais e municipais) para alunos e coabitantes, e que seja necessária apenas a apresentação de um atestado médico que comprove as comorbidades. Uma nova sessão ocorre hoje, às 10h.


Diárias pelo Vale

O legislativo de Encantado já gastou R$ 82 mil em diárias desde o dia 1º de janeiro de 2021. No mesmo período, os vereadores de Lajeado gastaram (em diárias) pouco mais de R$ 1 mil.


Encontro do PTB

Hoje ocorre um encontro estadual do PTB em Estrela. O evento agendado para o Estrela Palace Hotel inicia às 18h, com a presença do Presidente Estadual do partido, Edir Oliveira, e quatro deputados estaduais: Marcelo Moraes, Kelly Moraes, Elizandro Sabino e Dirceu Franciscon. Será o primeiro grande evento da sigla após a desfiliação do vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior. O tema do encontro é “Deus, pátria, família, vida e liberdade”. Também estarão presentes o prefeito estrelense, Elmar Schneider, e o pré-candidato a deputado federal, Ricardo Wagner (foto), que será o palestrante do encontro.


• A administração de Lajeado aprovou o projeto de um novo hotel em Lajeado. Conforme já antecipamos, o empreendimento está previsto para ser construído na Av. Piraí, em frente aos novos prédios do Sicredi e da Unimed. O hotel é da bandeira Vuiello.

• Afinal, e afora a pandemia, quais as razões para tantas discrepâncias entre a previsão de usuários pagantes prevista no edital de licitação, e o número real de usuários do transporte coletivo público de Lajeado?

• Hoje, a Comissão Especial que trata da revisão do Regimento Interno da Câmara de Lajeado vai apresentar o texto final da proposta ao presidente do Legislativo, Isidoro Fornari (PP). A entrega oficial ocorre às 9h, no plenário.

• Os vereadores lajeadenses Rodrigo Conte (PSB) e Lorival Silveira (PP) visitaram a diretora-geral substituta do IGP, em Porto Alegre. O presidente da Alsepro, Fabrício Schneider, participou do encontro. Na pauta, a vinculação do posto de Lajeado à Coordenação de Perícias do Interior e a contratação de mais servidores para o IGP e o DML.

• Em Arroio do Meio, o governo municipal decidiu retirar o projeto de lei que propunha o repasse de valores para os agricultores realizarem terraplanagem nos terrenos.

• Em Lajeado, o SESI estuda a implantação de um Contraturno Tecnológico. A apresentação do projeto ocorreu ontem, na sede do SESI de Montenegro, durante encontro que reuniu agentes públicos e empresários lajeadenses.

Acompanhe
nossas
redes sociais