Na tarde desta quarta-feira (17), a energia foi restabelecida para todos os associados da Certel. Os clientes ficaram, aproximadamente, cinco horas sem energia elétrica.
O presidente da Certel, Erineo José Henemann, falou que planos de ação para a recuperação do local já estão sendo realizados. “Ainda não sabemos o que causou o sinistro. Começaremos o trabalho de revisão, para entender o porque o fogo começou.”
Ele afirma que é muito cedo estimar prejuízos. “Estamos recebendo muitas ligações dos associados e faremos o possível para analisar e minimizar os prejuízos o mais rápido possível”, comenta. Henemann garante que os associados podem ficar tranquilos, pois o fornecimento está garantido.
Durante a manhã, um incêndio em um transformador interrompeu o abastecimento de energia elétrica aos 75 mil associados da cooperativa Certel. O fogo atingiu um transformador da subestação da Sterlight Power, que fornece energia para a Certel, na localidade de Costão, deixando os 48 municípios de abrangência da cooperativa sem energia.
O diretor de Operação e Manutenção, Daniel Sechi, afirma que os técnicos já foram acionados e tentam, o mais rápido possível, resolver o problema, para que o abastecimento de energia seja retomado para todos os associados.
O incêndio foi controlado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Estrela. Os técnicos estão transferindo a energia para um transformador secundário.
O conserto não tem previsão de finalização. “Estamos trabalhando para que seja solucionado o mais rápido possível”, diz Sechi.