Após debates acalorados, os moradores do Vale do Taquari aguardam uma devolutiva do governo do Estado sobre a Concessão da ERS 130/129. Por isso, o programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, recebeu nesta manhã (16) o presidente da Codevat, Luciano Moresco, para uma atualização sobre o tema.
Segundo Moresco, o Vale é reconhecido pelo Estado como a região que faz o debate mais técnico e firme sobre a questão. Tanto é que a entidade está firme no propósito de garantir que não seja aceito um edital sem o atendimento mínimo das demandas regionais.
“Uma das principais demandas que precisamos resolver é o aspecto da outorga. Esse valor cobrado pelo Estado às concessionárias vai entrar no caixa do governo, mas este custo, obviamente, será repassado ao consumidor. Não podemos aceitar”, explica.
Entre as outras demandas que se destacam está a necessidade de novas obras na região. Desde 2013 há um estudo bancado pelos municípios que aponta a necessidade de obras urgentes na região, principalmente quanto à duplicação do trecho entre Lajeado e Arroio do Meio. Além disso, termos sobre acessos a municípios e localização das praças também estão na pauta.
Confira a entrevista completa: