7 Notícias: Bolsonaro critica possível chapa entre Lula e Geraldo Alckmin: “Vale tudo pelo poder”

DESTAQUES DA MANHÃ

7 Notícias: Bolsonaro critica possível chapa entre Lula e Geraldo Alckmin: “Vale tudo pelo poder”

Confira os principais notícias da manhã desta segunda-feira (15)

7 Notícias: Bolsonaro critica possível chapa entre Lula e Geraldo Alckmin: “Vale tudo pelo poder”
(Foto: Agência Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro criticou neste domingo uma possível chapa entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin – que deixará o PSDB e estuda convites para se filiar a outro partido – para as eleições de 2022. Para o presidente, Alckmin “não entende nada fora do Brasil”, e usou como exemplo o regime venezuelano. Por sua vez, o ex-governador paulista se disse “muito honrado” pela lembrança. Ele negou que tenha diferenças “intransponíveis” com o petista e não descartou a possibilidade de ser vice de Lula. Alckmin afirmou ainda que a decisão sobre a sua candidatura “não é para já”.


Brasil tem 125,3 milhões de pessoas com vacinação completa contra covid-19

A quantidade de vacinados com duas doses ou dose única de imunizantes contra a covid-19 no Brasil chegou neste domingo a 125.380.340, o equivalente a 58,78% da população. Ao mesmo tempo, 156.918.899 pessoas já receberam ao menos uma dose, o que corresponde a 73,56% do total de brasileiros. Nas últimas 24 horas, o País registrou a aplicação de 522.147 vacinas anticovid. Foram administradas 88.410 primeiras doses, 278.333 segundas doses, 211 doses únicas e 155.193 doses de reforço, segundo dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa junto a secretarias de 26 Estados e Distrito Federal.


Inscritos no CadÚnico serão selecionados todo mês para Auxílio Brasil

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, conhecido como CadÚnico, também será usado para garantir o acesso ao Auxílio Brasil, programa social que paga a primeira parcela na quarta-feira. Todos os meses, o Ministério da Cidadania selecionará novos beneficiários para o programa, desde que os dados estejam atualizados. A inscrição no CadÚnico não representa garantia de que a família passará a receber o Auxílio Brasil. Apenas significa que ela está incluída em uma lista de reserva do programa, que será ampliado à medida que o governo tenha recursos no Orçamento. Os escolhidos todos os meses serão comunicados oficialmente pelo Ministério da Cidadania.


A maioria dos estudantes inscritos no Enem deste ano realizará a versão impressa do exame

O Exame Nacional do Ensino Médio deste ano terá novamente duas modalidades: a impressa e a digital. Nesta edição, as duas versões serão aplicadas nas mesmas datas – 21 e 28 de novembro –, com as questões das provas e o tema da redação iguais. Conforme o Inep, 3.109.762 estudantes estão inscritos no Enem 2021. Desse total, 3.040.871 farão a prova impressa, e 68.891, a digital. O Enem digital foi aplicado pela primeira vez no início deste ano, na edição de 2020. Na ocasião, porém, tanto as provas digitais quanto as datas de realização foram diferentes das do Enem impresso. Cerca de 70% dos inscritos não compareceram ao exame. A intenção é de que, até 2026, o Enem se torne totalmente digital.


Sistema de Avaliação da Educação Básica será aplicado de 16 de novembro a 10 de dezembro

Alunos de Educação Infantil e do Ensino Fundamental responderão provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica de 2021 a partir de amanhã, até 10 de dezembro. A ação é realizada pelo Inep e visa avaliar e diagnosticar a qualidade da Educação Básica brasileira. Além disso, a avaliação gera dados e indicadores que subsidiam a elaboração e o monitoramento das políticas educacionais do país. Esta edição terá a participação amostral de turmas de escolas da Educação Infantil, por meio de questionários, a aplicação amostral de provas de Língua Portuguesa e Matemática para turmas do 2º ano do Ensino Fundamental e de provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza para turmas de 9º ano do Ensino Fundamental.


Caixa Econômica Federal vai financiar compra de placas solares para residências

A Caixa Econômica Federal deve lançar no mês que vem um programa destinado a implantação de energia solar nas residências brasileiras. O Caixa Energia Renovável vai financiar a aquisição de placas solares com juros de 1,17% ao mês, de acordo com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães. O financiamento poderá ser contratado por meio do celular, pelo aplicativo Caixa Tem. Ele terá carência de seis meses e cinco anos para o pagamento. O banco também prepara outra iniciativa voltada à sustentabilidade: o Caixa Florestas. Por meio desse programa o banco pretende investir R$ 150 milhões para patrocinar a plantação de 10 milhões de árvores em cinco anos.


Próxima detonação na BR-386 será na quinta-feira (18)

A CCR ViaSul informa que a próxima detonação na BR-386 está prevista para acontecer na quinta, às 14h, entre os kms 332 e 334, em Marques de Souza. De forma a garantir a segurança dos usuários que utilizam a BR-386, durante as explosões, a rodovia é totalmente bloqueada por cerca de 1 hora nas proximidades desses locais. Após as explosões, as equipes da concessionária fazem a limpeza da pista antes de liberar ao tráfego. A CCR ViaSul recomenda aos motoristas que programem seu trajeto de forma a evitar imprevistos. O cronograma está sujeito às condições climáticas e pode sofrer alteração.

Acompanhe
nossas
redes sociais