Novembro Azul alerta para o cuidado com a saúde do homem

Entrevista

Novembro Azul alerta para o cuidado com a saúde do homem

Médico urologista, Ezequiel Rocha Mattos, fala sobre o câncer de próstata e alerta sobre a importância dos homens buscarem consultas regulares

Novembro Azul alerta para o cuidado com a saúde do homem
(Foto: Júlia da Cunha)
Lajeado

Na manhã deste sábado (12), em entrevista ao programa A Hora Bom Dia da Rádio A Hora 102.9, o médico urologista, Ezequiel Rocha Mattos, falou sobre a campanha do Novembro Azul, que chama a atenção para o cuidado com a saúde do homem.

O urologista afirma que as faixas etárias mais jovens estão muito resistentes a ir ao médico, procurar ajuda e se cuidar. “Eles costumam se automedicar”. Ele afirma que os mais idosos também não procuram o médico. “São as duas faixas etárias que menos procuram.”

Ele diz que a recomendação do Ministério da Saúde é que a partir dos 50 anos os homens procurem o urologista. “A genética tem muita prevalência, e nesse caso merece uma atenção especial, pois a doença costuma ser mais agressiva”, fala.

Mattos comenta que o desconhecimento e o tabu, em relação ao exame de toque é um dos maiores problemas, já que por isso os homens deixam de procurar ajuda.

“O câncer de próstata é silencioso”, diz o médico, afirmando que só são sentidos alguns sintomas, como ardência para urinar, em casos mais graves, que já estão avançados.

O urologista afirma que a atividade física, feita de forma regular, pode ajudar na prevenção de cânceres, tanto no homem quanto na mulher. “Ter uma alimentação saudável também é algo benéfico, que pode trazer benefícios a todos.”

Durante a pandemia, Mattos fala ainda que o número de diagnósticos diminuiu, mas os números de atendimentos já começaram a normalizar. “Muitas vezes, dentro de uma família, um vai fazer o exame e conta para o outro que foi tranquilo. Por consequência, outras pessoas da família também procuram”, comenta.

Ouça a entrevista na íntegra:

Acompanhe
nossas
redes sociais